Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Desporto

O Clube Triatlo de Abrantes: HÁ SEIS ANOS A CORRER, A NADAR E A PEDALAR

21/02/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Clube Triatlo de Abrantes foi constituído há seis anos por Mónica e Nuno Fernandes, vindo dar resposta a uma necessidade em termos de formação desportiva, num concelho com ótimas condições para a prática da modalidade. Nuno e Mónica responderam às nossas perguntas, em que, mais do que o seu papel enquanto formadores de triatletas, salientaram a sua ação enquanto formadores de pessoas.

Como e quando surgiu este projeto ligado à prática do triatlo em Abrantes?

Iniciámos a modalidade há 6 anos atrás, devido à realização de um triatlo no Aquapolis, organizado pela Federação Portuguesa de Triatlo, em conjunto com a Câmara Municipal de Abrantes, eu e a Mónica fomos convidados para ajudar na organização, levámos o nosso filho, nessa altura com 5 anos de idade, que nesse dia se interessou pela modalidade. Não existindo nenhum clube na região, analisámos junto da Câmara Municipal de Abrantes, que já há algum tempo queria formar um clube que desenvolvesse o projeto, procurámos algum apoio informativo e financeiro, de forma a formar uma associação e a filiar o Clube Triatlo de Abrantes.

Em termos de quantidade de atletas, como tem evoluído o clube desde a sua fundação?

O número de atletas filiados tem-se vindo a manter mais ou menos estável nos números que iniciámos, sabemos que existe sempre o abandono desportivo, devido aos estudos, nomeadamente com a entrada para as faculdades. Mas, temos alguns atletas de quadro de mérito escolar, do que nos orgulhamos muito!

Em que provas das competições nacionais participa habitualmente o clube?

As competições às quais nos propusemos, para esta época, são os Campeonatos Nacionais e Regionais de Triatlo Jovens, Campeonato Nacional de Duatlo e Taça de Portugal de Triatlo.

Quais os resultados mais marcantes ou os momentos altos, em termos desportivos do Clube Triatlo de Abrantes?

Os resultados são sempre importantes, mas damos mais importância aos valores da formação, aos princípios da amizade, ao espírito de entreajuda e de sã camaradagem, não descurando as competições desportivas. Já formámos alguns atletas que foram Campeões Nacionais individuais, temos colocado em todas as épocas desportivas atletas no pódio. Sabemos que a preparação para as competições requer muita disponibilidade, tanto da parte dos treinadores como dos atletas e pais, conjugando os estudos, os treinos e o ambiente familiar e assim, com esta harmonia, se conseguem resultados. Temos tido alguns momentos mais altos, outros menos altos, mas continuamos com grande força a promover a fantástica modalidade que é o triatlo. Os momentos que consideramos mais baixos acontecem quando os atletas que formamos saem ou por algum motivo deixam a modalidade, os momentos altos são todos os dias que treinamos, competimos e nos divertimos praticando a modalidade que tanto nos apaixona!

Quais os principais desafios que se colocam a um triatleta? E a um técnico de triatlo?

Um triatleta pode ter vários objetivos, pode ser a Alta Competição, tentar entrar na Seleção Nacional e competir a nível internacional, conciliando isso com os estudos, outro pode ser apenas de participação e lazer, focando-se apenas nos estudos e depois, quem sabe, continuar a praticar a modalidade.

Eu, como técnico, o meu desafio principal é ajudar os triatletas a alcançar os objetivos a que se propõem, continuando a fazer formação de qualidade, participando em seminários e workshops, cursos de treinadores, para poder evoluir como treinador e como pessoa.

Quais os principais projetos que estão em mente dos responsáveis pelo clube?

Os projetos futuros do clube são a continuação da divulgação da modalidade, procurando alcançar maior número de praticantes e ajudar os nossos triatletas a atingir os seus objetivos.

Abrantes tem condições para um dia, ser uma potência em termos de triatlo?

Temos, em Abrantes, todas as condições, tanto a nível de instalações desportivas, como recursos naturais, humanos e técnicos para o desenvolvimento da modalidade, sendo este um concelho com muito potencial para a evolução do triatlo.

Que mensagem transmitem a quem se possa interessar pelo triatlo e se proponha começar a praticá-lo?

O triatlo é uma modalidade que está em crescimento, hoje em dia praticar triatlo é bastante acessível a todos, podendo iniciar-se pelo duatlo ou aquatlo, que são duas modalidades de progressão para o triatlo. No duatlo apenas tem de se correr, andar de bicicleta e voltar a correr, enquanto no aquatlo só terão de nadar e correr. Existem distâncias mais curtas, para iniciar a modalidade, podendo participar-se nas provas abertas, na distância super-sprint.

Como encaram o papel dos pais na prática desportiva dos filhos?

O papel dos pais é de veras o pilar principal para a educação e formação dos filhos, tendo em conjunto com os treinadores e professores, de cimentar os princípios da educação, tanto a nível escolar, desportivo, familiar e, futuramente, profissional, contribuindo assim para o seu crescimento e desenvolvimento como pessoas.

José Martinho Gaspar