Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Desporto

CRIA organiza encontro de Boccia no pavilhão do Pego

1/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

O Pavilhão Desportivo do Pego recebe esta quarta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 10:30 o I Encontro de Boccia, organizado pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA). Este encontro, que acontecerá ao longo de todo o dia, e conta com a presença de 12 instituições, com 73 utentes e 34 colaboradores, num total de 107 pessoas.

Esta iniciativa está inserida no calendário anual da Associação de Desporto Especial de Santarém (ADES). Todas as instituições que pertencem a esta instituição organizam uma atividade anual.

O Boccia é uma atividade física e desportiva, de interior ou exterior, concebida, enquanto desporto paralímpico, para as pessoas com deficiência/incapacidade motora que consiste num jogo com bolas que podem ser lançadas ou impulsionadas (membros superiores ou inferiores e/ou com a cabeça), para uma área delimitada, tendo por objetivo colocar a bola, do jogador ou da equipa, o mais próximo possível da bola alvo.

Vence, no final do jogo, num somatório de parciais, quem obtiver a maior pontuação.

Em Portugal a primeira prova de Boccia decorreu em 1983, em Tavira, com a realização da primeira formação de “Desporto e Recreação” e a primeira competição desportiva decorreu, em 1984, no Complexo Desportivo do Jamor, na Cruz Quebrada, pela ocasião do “1º Campeonato Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral”.