Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Cultura

VN Barquinha promove "Palavras Soltas" com Sara Cura

31/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No dia 6 de novembro, pelas 18h30, o Centro de Estudos de Arte Contemporânea, em Vila Nova da Barquinha, vai receber uma conversa sobre o tema "Um livro por escrever".

Uma iniciativa promovida pelo município que vai ser conduzida por Carlos Vicente e que tem como convidada Sara Cura, técnica superior no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, em Mação, desde setembro de 2003.

Licenciada em História Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, possui um Diplôme d’Etudes Approfondies en Prehistoire-Ethnologie-Anthropologie, pela Sorbonne Université - Faculté des lettres (Paris) e é doutora em Quaternário, Materiais e Culturas (Arqueologia Pré-Histórica) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É Docente no Mestrado Erasmus Mundus de Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar, Universidad de Tarragona (Espanha), Museu de História Natural de Paris (França) e Universidade de Ferrara (Itália). É coordenadora de diversos trabalhos de Arqueologia de campo e laboratório em contexto de investigação científica e de salvamento, em particular em contextos de Pré-História Antiga. É autora de várias publicações nacionais e internacionais sobre Pré-História, Geo-arqueologia em contextos fluviais, Indústrias líticas, Didática da Pré-História e Arqueologia Experimental. É pesquisadora do Grupo de Quaternário e Pré-história do Centro de Geociências UId73 FCT. É Coordenadora dos Laboratório de Quaternário e Indústrias Líticas do Instituto Terra e Memória. É consultora científica nas áreas de Pré-História Antiga, Geo-Arqueologia e Didática da Pré-História.

É também membro da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas. É membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. É membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses Área de atuação científica: Estudo do comportamento adaptativo e das estratégias de ocupação do território de caçadores-recolectores no Plistocénico Médio e superior e Holoceno Especialização em tecnologia lítica e estratégias de gestão de matéria-prima em sociedades de caçadores-recolectores e comunidades agro-pastoris Especialização em socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica Museografia Arqueologia Experimental.