Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

VN Barquinha acolhe Exposição de Fotografia "Reverie & Description"

21/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A partir do próximo dia 26 de outubro e até 12 de janeiro de 2020, a Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, acolhe uma exposição em que a rainha é a fotografia.

Intitulada "Reverie & Description", a mostra da autoria de Paulo Catrica é comissariada por João Pinharada, no âmbito da parceria da Câmara Municipal com a Fundação EDP para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt).

Explica João Pinharada que as imagens que vai poder ver, realizadas na sequência de uma residência em Vila Nova da Barquinha, "cruzam no espaço e no tempo imagens urbanas e imagens rurais. Parece uma oposição mas, afinal, ambas as realidades se interpenetram. Trata-se de um tipo de paisagem atingida pelos desvios que a modernidade infligiu ao género: nem bela, nem apaziguadora; nem sublime, nem aterrorizadora. São imagens que parecem dispensar toda a beleza, toda a grandiosidade e toda a força simbólica".

Chega-se assim ao subtítulo da série: "Rêverie". Que tema ver com "o desejo, a necessidade e a possibilidade de sonhar do fotógrafo quando percorre os (e nos conduz pelos) espaços humanizados que regista. Esta vontade de “sonhar acordado” é completada (ou garantida) pela prática da deambulação, a flânerie de Baudelaire, um exercício do fotógrafo (e de cada espectador) como passeante solitário no interior de uma fantasmagoria de ruas, quintais, casas, largos, fachadas".

A exposição vai estar patente na Galeria do Parque, situada no Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha, e tem entrada gratuita.

Atente, no entanto, aos horários da Galeria do Parque: encerrada às segundas e terças-feiras; aberta de quarta a sexta-feira das 11h00 às 13h e das 15h00 às 18h00; e aberta aos fins de semana das 15h00 às 18h00.