Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
barquinha

VN Barquinha: “A Morte - Exéquias e Ritos de Tumulação dos Cavaleiros do Templo e de Cristo” em exposição

17/11/2020 às 16:04
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A exposição “A Morte- Exéquias e Ritos de Tumulação dos Cavaleiros do Templo e de Cristo” começa amanhã, dia 18 de novembro, às 18h00 e pode ser visitada até ao dia 16 de maio de 2021. A exposição que tem como tema a morte e as suas mais variadas formas e pode ser visitada no Centro de Interpretação Templário do Almourol, em Vila Nova da Barquinha.
Segundo o historiador Manuel J. Gandra, "No português erudito e regional acham-se inúmeros termos sinónimos de morte e de morrer.
O senso comum assevera que três modalidades muito distintas de morte há, face às quais a atitude dos circunstantes varia em conformidade: morre-se de velhice, de doença, ou de forma violenta (suicídio, homicídio ou acidente), a denominada má morte.
Para todas tais modalidades encontrou o engenho português uma descrição adequada.
Tal como a encontrou para caracterizar os que ousam resistir à morte.
Outrora, o ritual da morte começava muito antes do falecimento. A partir do momento em que o indivíduo divulgava a certeza que tinha de a sua hora que chegara, ele tornava-se detentor do estatuto de moribundo. A família, os amigos, os vizinhos, os confrades e demais assistentes rodeavam-no, identificando os sinais premonitórios da morte. Invocavam os santos da sua devoção, colocavam imagens sagradas junto do leito e entoavam ladainhas e cânticos.
Nos Livros de Horas quatrocentistas são frequentes as representações do ritual da Boa Morte: enquanto a morte ataca o moribundo, este confessa-se e comunga, dita o testamento, reconcilia-se com Deus, recebendo a extrema-unção, enquanto um ou vários demónios o tentam uma derradeira vez."
O Centro de Interpretação Templário do Almourol está aberto ao público de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. Durante o período de 1 de outubro e 30 de abril encontra-se fechado as segundas.