Vila de Rei: Já são conhecidos os vencedores dos concursos Literário e de Fotografia "Padre João Maia"

Cultura 2019-08-22

O Concurso Literário “Padre João Maia”, este ano subordinado ao tema “Património Imaterial”, tem já os seus vencedores encontrados.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei de forma a celebrar o Dia Mundial do Livro, a iniciativa teve como principais objetivos estimular a produção literária e promover, simultaneamente, o Concelho de Vila de Rei.

Tendo por base os critérios de criatividade, qualidade literária, organização, coerência e coesão do texto e forma de abordagem sobre o tema, o júri decidiu atribuir a vitória ao trabalho “Património Imaterial, riqueza de um povo”, de Sofia de Carvalho Francisco, na categoria de prosa, e a Luís Lucas Francisco, na categoria de poesia, com o trabalho “Cultura Popular”.

Foi atribuída uma Menção Honrosa, na categoria de prosa, ao trabalho “Coisas Nossas”, de Francisco da Silva António.

O vencedor de cada categoria foi premiado com o valor de 75€.

Os textos vencedores podem ser consultados em www.cm-viladerei.pt

Já a edição de 2019 do Concurso de Fotografia “Padre João Maia”, este ano subordinado ao tema “Património Imaterial”, também tem já os seus vencedores definidos.

Organizada pelo Município de Vila de Rei, a iniciativa teve este ano a sua décima terceira edição, apresentando como principal objetivo a promoção e divulgação das potencialidades culturais, turísticas e etnográficas do Concelho de Vila de Rei.

Susana Nunes foi a vencedora do Concurso com a fotografia “Queijo e Mel, Vila de Rei”. Miguel Silva ficou na segunda posição com o trabalho “Ligação” enquanto que Fernanda Silva alcançou o terceiro lugar com a fotografia “Vila d’el Rei”.

1º lugar - Queijo e Mel, Vila de Rei - Susana Nunes

O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa à fotografia “Vila de Rei, uma marca”, de Susana Nunes.

A avaliação dos trabalhos por parte dos júris teve em conta a integração das fotografias no tema do concurso, originalidade, qualidade da fotografia, criatividade e forma de apresentação dos fatores humanos e materiais.

Todos os trabalhos a concurso ficarão agora em exposição na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, de 2 a 30 de setembro.