Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Tramagal: Museu da MDF é inaugurado no Dia do Trabalhador

30/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Cerimónia que assinalou o arranque do museu em 2011

O Núcleo Museológico Industrial do Tramagal, que pretende perpetuar o legado da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF) vai ser inaugurado, esta segunda-feira, dia 1 de maio, Dia do Trabalhador.

“É o dia do Tramagal. Durante 20 anos, este dia foi esquecido em Tramagal, mas ultimamente, voltámos assinalar o dia e a homenagear os trabalhadores (…) E é oficial, é neste dia, que o Núcleo Museológico da MDF será inaugurado”, avançou à AL Vitor Hugo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia.

A inauguração do novo museu conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo e tem início às 11h00. Por sua vez, às 10h00, acontece como habitualmente uma homenagem ao Comendador no Miradouro Duarte Ferreira.

O Museu da MDF é para Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, um “espaço que diz tanto à comunidade tramagalense mas que diz tanto ao país, porque estamos a falar de um legado histórico, patrimonial, que não deixa ninguém indiferente”.

O projeto de instalação do Museu resulta de uma parceria entre a Câmara de Abrantes, Junta de Freguesia de Tramagal e a empresa MDF, e irá contar com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.

*Em atualização