Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Cultura

Sertã: III Prémio Internacional de Fotografia 'Santiago Castelo' em exposição

13/01/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De 16 de janeiro a 29 de fevereiro, o edifício dos Paços do Concelho da Sertã, terá patente a exposição de fotografia do III Prémio Internacional 'Santiago Castelo’ e que assinala os dez anos da EUROACE.

A exposição é composta pelas 29 obras finalistas da terceira edição do Prémio Internacional “Santiago Castelo”, que contou com uma elevada participação, com 156 obras apresentadas por 82 autores de Espanha e Portugal. O trabalho vencedor desta edição intitula-se ‘Al Despertar Vi un Avión. Menir do Outeiro’, de Sebastián Marín Ruano, e receberam menções honrosas as obras "Ceifeiras de Ervidel", de João Galamba de Oliveira; 'Jarramplas', de Mario Moreno Iglesias e 'La cara del pantano', de José Antonio Calderón Silos.

A exposição será inaugurada no dia 16 de janeiro, pelas 17 horas, no Edifício dos Paços do Concelho, e vai contar com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Sertã, do presidente do Centro da UNESCO da Extremadura, do vencedor do III Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo” e do presidente da EUROACE e vice-presidente da CCDRC.

As obras selecionadas reúnem diferentes momentos captados no território da eurorregião, onde se cruzam tradições, festas, figuras humanas, elementos do património cultural e variáveis paisagísticas do inestimável valor natural.

Criado em 2017, o Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, organizado pelo Centro Unesco de Extremadura, chega à sua terceira edição e, sem abandonar as suas características originais - a defesa e valorização do rico património cultural, artístico e natural da Extremadura -, o Prémio procurou expandir as suas fronteiras em proveito de uma nova vocação internacional e associou-se ao décimo aniversário da Eurorregião EUROACE. Tornou-se, assim, transfronteiriço e alargou a sua visão a Portugal, centrando-se especificamente no património natural e cultural da Eurorregião EUROACE, ou seja, nas regiões da Extremadura, em Espanha, e do Alentejo e do Centro, em Portugal.

Esta terceira edição do Prémio Santiago Castelo teve como tema o Património Natural e Cultural da EUROACE, contou com a colaboração da Direção Geral de Acão Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e do Alentejo e do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V-A, Portugal-Espanha 2014-2020 (POCTEP).

A exposição poderá ser visitada de 16 de janeiro a 29 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho da Sertã, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.