Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Cultura

Sardoal: “Regressando a Casa” de Massimo Esposito em exposição solidária

17/06/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A exposição de pintura “Regressando a Casa”, de Massimo Esposito, está patente no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal.

A inauguração aconteceu na sexta-feira e na sessão marcou presença o pintor Massimo Esposito, o presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges e duas representantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Segundo o autor, esta mostra retrata “dois tipos de mulher, uma jovem, talvez operária ou empregada, com pouco dinheiro e muitas fantasias, outra, mais adulta, com um bom trabalho como advogada ou chefe numa empresa, mas todas elas unidas numa contínua luta para se encontrar”.

Esta exposição nasce do interesse que o autor teve em perceber como é que as mulheres se adaptam a uma sociedade que está a mudar rapidamente e de que forma fazem as suas introspeções e se autoprotegem.

Massimo Esposito descreveu o Centro Cultural de Gil Vicente, como “um espaço muito bonito, muito bem decorado”, como sendo um espaço ideal para esta exposição.

“Estes quadros representam mulheres quando regressam a casa. A nossa sociedade mudou muito, vamos a ver no tempo dos nossos avós era impensável uma mulher viver sozinha, trabalhar sozinha, agora não”, explicou o pintor.

 “Falei com várias amigas, tentei saber o que é que elas fazem e tentei reproduzir da melhor maneira possível. Estou a trabalhar com a Liga e acho que é importante. E visto que eu pessoalmente não posso ajudar, disponibilizo quadros, esboços e pequenas recordações. Tudo o que for vendido vai reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, reforçou o pintor. 

“O Massimo veio ter connosco ao grupo de apoio e explicou-nos que gostava de se ligar à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Nós ficámos muito contentes como é óbvio”, referiu Matilde Sacavém, da Liga.

Matilde Sacavém confessou à Antena Livre que atualmente, “ nós mulheres chegamos a casa com milhentos afazeres e por isso revejo-me muito bem nesta exposição”.

Questionada sobre o trabalho que a Liga tem vindo a desenvolver, a representante explicou que “este ano já temos sessões de auto maquilhagem e o projeto Vencer e Viver a toda a força. Também aproveitamos estas oportunidades para voltar a falar da liga e voltar a falar do grupo de apoio”.

Por sua vez, Miguel Borges agradeceu ao pintor pela iniciativa: “Sempre o admirei e ao seu trabalho como artista, que tem tido um impacto muito grande”.

A exposição pode ser visitada até dia 26 de agosto.