Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Miguel Borges pretende alargar âmbito da Rede Eunice

17/01/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Teatro Nacional D. Maria II apresenta no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, no sábado, dia 26 de janeiro, pelas 21h30m, a peça “Quarto Minguante”.

Com encenação de Álvaro Correia, “Quarto Minguante” conta com texto original de Joana Bértholo e com a interpretação de Cristina Carvalhal, Gustavo Salvador Rebelo, José Neves, Manuel Coelho, Paula Mora, Rita Rocha e Sílvio Vieira.

A apresentação desta peça de teatro insere-se na terceira temporada da Rede Eunice em Sardoal, com espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II. A Rede Eunice assume esta designação como homenagem a Eunice Muñoz, “sinónimo de talento, de teatro e de comunhão com o público de várias gerações”.

O protocolo para integrar a Rede Eunice, assinado em 2016, termina com estas três apresentações que o Teatro Nacional D. Maria II vai fazer ao longo deste ano. No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Sardoal avançou que, “em conversa com o diretor artístico, Tiago Rodrigues”, afirmámos que “há vontade em continuar este projeto e seria importante que assim fosse. E também alargá-lo na área da formação”.

Miguel Borges explicou que o objetivo é passar pela “formação na própria escola, nos grupos aqui da nossa região, ou seja, dar um outro passo diferente em relação ao que é o projeto Rede Eunice.

Fazer formação e dar acompanhamento do trabalho aos grupos de teatro que existem e porque não, também na própria escola, dentro dos projetos que já temos”.

E deu como exemplo, o PEDIME, “em que já temos na área da dança mas também queremos que o teatro tenha aqui um papel muito importante na formação das nossas crianças”.

Ainda não é conhecida “a moldura” do novo protocolo mas Miguel Borges deu como certa “a vontade do Teatro Nacional D. Maria II e da Câmara de continuar as parcerias no âmbito da Rede Eunice. Poderá não ser a apresentação de grupos com esta sistematização mas há um outro lado que para mim é muito importante... É claro que estamos a formar públicos, há pessoas que têm oportunidade de ver o que de melhor se faz no teatro nacional, mas era importante também que houvesse este aspeto pedagógico, de intervenção no próprio tereno para que um dia, quando a Rede Eunice deixasse de vir ao Sardoal, deixasse raízes, deixasse aqui sementes que soubessemos que cresceram e deram resultado, fruto do trabalho desenvolvido nesta Rede Eunice”.

Quanto à peça que vai subir ao palco no sábado, dia 26 de janeiro, “Quarto Minguante” têm o preço de quatro euros, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente, de terça a sexta-feira entre as 16 e as 18 horas, aos sábados das 15 às 18 horas ou 45 minutos antes do início do espetáculo. As reservas de bilhetes podem ser efetuadas através do telef. 241 855 194, tendo de ser levantadas até às 18 horas do dia 24 de janeiro.