Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Cultura

Sardoal: CC Gil Vicente recebe IV Encontro Internacional de Piano

21/06/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto: Paulo Sousa

O Centro Cultural Gil Vicente vai ser palco do IV Encontro Internacional de Piano de Sardoal, que decorrerá entre 28 de junho e 6 de julho. A iniciativa, que nas edições anteriores se pautou por um elevado sucesso, volta a trazer ao Sardoal alguns dos melhores pianistas do mundo, dos quais se destaca Aquiles Delle Vigne, Anna Kurasawa, Carles Marín, Éva György, Tomoko Kuronuma e a soprano Carla Caramujo.

Para além dos ditos “concertos normais”, este ano “há algumas novidades”, confirmou o presidente da Câmara Municipal.

Miguel Borges adiantou que o “concerto de abertura vai ser um concerto para piano e quarteto de cordas e o concerto de encerramento vai ser de piano e orquestra. Ou seja, vamos ter uma orquestra que irá tocar com um pianista, julgo que será o 3º concerto de Beethoven para piano e orquestra. Alargámos também nessa vertente, trazendo uma orquestra a Sardoal (…) dando outro colorido”.

“Pelo meio, teremos as masterclass's, o concurso, os concertos dos laureados e muita animação na vila”, explicou o autarca.

É que durante nove dias, estarão reunidos na vila de Sardoal cerca de uma centena de participantes, entre alunos e professores, oriundos de vários países, entre os quais Bulgária, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Lituânia, Portugal e Venezuela, alguns deles acolhidos em casa de famílias sardoalenses, à semelhança do sucedido nas edições anteriores.

“Esgotamos a capacidade hoteleira e depois ficam nas nossas casas. Pelo quarto ano, eu tenho mais uma filha que é búlgara”, diz, entre risos, Miguel Borges. “O facto de distribuirmos os jovens pelas casas das pessoas, dá aqui uma interação muito interessante”, afirmou o presidente que, explicou, “tivemos um grande problema em alojá-los no primeiro ano. No segundo ano o problema foi menor, no terceiro ainda menor foi e agora, quando tentamos fazer os contactos, já são os próprios pianistas que contactam as famílias e perguntam se podem ficar. Portanto, o trabalho já está feito. E isto faz com que as pessoas acompanhem os «seus filhos». Vão assistir aos concursos e aos concertos e torcem por eles como quem torce por um filho”.

Ao longo do Encontro, o som do piano ecoará pelas ruas da vila de Sardoal, uma vez que algumas Capelas e o átrio da Casa Grande serão espaços de trabalho dos participantes. “Na avenida teremos quatro pianos. Um vai estar no átrio da Casa Grande e outros nas duas capelas, onde os jovens pianistas, alunos e não alunos, vão estar a trabalhar ao longo destes dias. Quem percorrer a nossa avenida, corre o risco de ouvir Liszt mas, passados 100 metros, ouvir John Cage e passados outros 100 metros, ouvir Beethoven. Depois, entrar no Centro Cultural Gil Vicente, fechar os olhos, ouvir e imaginar que possa estar numa qualquer grande sala do mundo porque o nível é muito, muito, muito alto”, disse Miguel Borges.

As provas do concurso decorrerão diariamente no auditório do Centro Cultural Gil Vicente, em diferentes horários e com entrada gratuita.

O IV Encontro Internacional de Piano é organizado pelo Município de Sardoal e pela Academia de Música “Aquiles Delle Vigne”.