Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Cultura

"São José das Matas: O povo e a história" da aldeia maçaense em livro

9/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

Um livro de autoria coletiva intitulado “São José das Matas: O povo e a história" foi apresentado publicamente naquela aldeia no dia 8 de dezembro, domingo. O grande objectivo foi dar a conhecer aos habitantes locais o passado daquela localidade da freguesia de Envendos, conclho de Mação. E, desse modo, fomentar o “orgulho” por uma história rica e mobilizar para enfrentar os desafios do futuro.

Entre os elementos históricos mais significativos daquele espaço habitado desde a pré-história, destaca-se a primeira cooperativa do país, ainda em funcionamento. Além do registo histórico, o livro traz também informação sobre os usos e costumes que deram corpo às tradições da vida local.

Duas notas merecem ainda destaque: o facto de o lançamento ter acontecido num lugar de sonho, mais exatamente do sonho de um pavilhão multiusos em construção, obra do Centro Cultural e Recreativo local, que também edita o livro; e ainda o facto de o lançamento ter sido antecedido por um improvável pequeno concerto de lira moderna e harpa holandesa, por John Billing, irlandês, e Michiko Natsumoto, japonesa, que se encontram ali a desfrutar da “maravilhosa paz local”.

Seguiu-se o inevitável lanche partilhado pelas muitas pessoas presentes.