Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Região: Caminhos da Água - Sete percursos artísticos para descobrir até domingo

14/07/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Já começaram os Caminhos da Água. Até ao próximo domingo, dia 16, há mais de 30 eventos culturais para ver gratuitamente em sete concelhos da região do Médio Tejo.

Os percursos artísticos merecem destaque nos Caminhos da Água e em toda a programação cultural em rede criada este ano pelos municípios do Médio Tejo. Foram idealizados por músicos, atores, bailarinos ou poetas, que se transformam nestes dias em guias na exploração dos territórios, das terras e das gentes, com a sua linguagem muito própria.

Em Constância, a 14, 15 e 16 de julho, Ana Trincão marca encontro sempre às 17h, no Posto de Turismo, para uma audio-caminhada que se propõe quebrar o silêncio das ruas da vila-poema. Esta artista visual, performer e investigadora que divide os dias entre Lisboa e Berlim, criou o percurso artístico "Ância" (assim mesmo, com c), desafiando quem a acompanhe a descobrir outras formas de apreciar a paisagem.

Já Luís Carmelo vai, nos dias 14 e 15, sair pontualmente às 10h da Capela do Calvário, para uma "Outra Viagem à Volta de Mação". O ator de formação prefere contar histórias em vez de interpretá-las e aqui irá partilhar contos, lendas, histórias e costumes, narrados ao som de música.

A artista Marina Palácio, que funde décadas de experiência nas áreas do teatro, ilustração, cinema de animação e design gráfico, propõe criar em Abrantes, nos dias 14 e 15 de julho, um "Catálogo Poético de Produtos Únicos e Outras Curiosidades do Comércio Tradicional". Um passeio que parte sempre às 11h da Praça Raimundo Soares, em busca de objetos especiais, e de todas as estórias que os clientes partilham com quem os recebe há décadas do outro lado do balcão.

O músico Gustavo Costa desafia os caminhantes a explorarem Vila de Rei guiados pelos sons de "Sonoscopia", com saída às 11h, nos dias 14, 15 e 16, da Igreja da Misericórdia. Também guiados pelos sons, mas desta feita com as palavras de Tiago Correia, será possível conhecer de uma outra forma Dornes, caminhando e navegando de auscultadores. "AudioWalk" começa sempre no Posto de Turismo, às 10h e às 16h, nos dias 14, 15 e 16 de julho.

Na nascente do rio Alviela, em Alcanena, às 16h dos dias 14, 15 e 16, nascerá, todos os dias, "Catálaga", uma performance da bailarina Susana Domingos Gaspar. De pés na água e com chapéu de chuva na mão, o público é desafiado a explorar os recantos com morcegos e ruínas de património industrial.

Da Casa da Cultura da Sertã parte, a 14, 15 e 16 de julho, sempre às 10h, o percurso artístico guiado pelas palavras do escritor e poeta Paulo Condessa, que se inspirou na história de Celinda e da sua luta de frigideira (sertã) na mão para construir "Coração Grande", um caminho diferente para conhecer a região.

Esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é comissariada por Elisabete Paiva, Luís Ferreira e Ricardo Alves, numa lógica de convergência da arte com os monumentos e espaços culturais nos percursos delineados, e do público, com artistas nacionais e internacionais.

O mote "Médio Tejo – uma região a caminho" norteia os roteiros de descoberta deste território e as propostas de animação cultural, em três momentos diferentes no ano, tendo como referência os percursos desenhados pelas linhas férreas, os leitos dos rios e as estradas e caminhos que marcam o centro do país.