Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Cultura

Ponte de Sôr: Marrocos na exposição “La Mère du Printemps”

13/01/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro de Artes e Cultura | Centrum Sete Sóis Sete Luas, em Ponte de Sôr, vai inaugurar no sábado, dia 18 de janeiro, a exposição “La Mère du Printemps”, uma coletiva de artistas marroquinos. A inauguração será às 17 horas e a exposição irá ficar patente até dia 24 de fevereiro.

Os quatro artistas Salah Benjkan, Ahmed El Amine, Abdelkarim Elazhar e Zoubir Najeb são naturais da capital da região Dukkala. Eles têm em comum o amor pela pintura e, em particular, uma certa figuração livre que combina a poesia com uma imaginação fértil povoada por personagens estranhos e pássaros raros. O recurso à cor viva e à espontaneidade da pincelada repetem-se de modo a criar universos singulares. A exposição “La Mère du Printemps” apresenta-se sob a forma de uma “conversação” entre as diferentes obras dos quatro artistas. Este diálogo é puramente fictício e cabe ao espetador criar a sua própria leitura e imaginar uma, ou mesmo várias, interpretações. Para além do inegável critério estético das obras dos nossos quatro artistas e da riqueza das suas práticas pictóricas, uma aposta importante desta exposição reside no intercâmbio artístico e cultural entre as diferentes regiões de Marrocos devem ser implementados com vista a consolidar o sentimento de pertença aos valores comuns. Construir pontes, não será essa a função da arte?

Por ocasião da exposição em Ponte de Sôr, vai decorrer a residência artística do pintor Roberto Braida (Itália) nos dias 15, 16 e 17 de janeiro no laboratório de criatividade para os alunos das escolas do concelho de Ponte de Sôr.