Ponte de Sor lança nova edição do Prémio Literário José Luís Peixoto

2020-05-05

A Câmara de Ponte de Sor anunciou que vai promover, este ano, a 14.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto, destinado a distinguir trabalhos inéditos na modalidade de poesia.

Na sequência da pandemia de covid-19, a autarquia e a biblioteca municipal procuraram "encontrar soluções para a boa continuidade" do prémio literário, que este ano vai ter algumas alterações excecionais ao regulamento, indicaram os promotores.

Entre as alterações registadas está a prorrogação do prazo para o envio dos trabalhos, que passa a ter como data limite o dia 30 de junho.

Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos pares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia e, em anos ímpares, trabalhos de conto.

Segundo a Câmara de Ponte de Sor, o concurso, de âmbito internacional, está aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa e a naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

Além de homenagear o escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, a autarquia salienta que a iniciativa pretende ainda incentivar a criatividade literária entre os jovens, assim como o gosto pela leitura.

A este concurso podem concorrer jovens que completem 25 anos até ao dia 31 de dezembro de 2020.