Mação: Festa da Santa Cruz manteve a tradição e juntou centenas de pessoas na freguesia de Amêndoa

Cultura 2019-05-06

A freguesia de Amêndoa, no concelho de Mação, recebeu este fim-de-semana a Festa da Santa Cruz em honra do Senhor da Agonia.

Entre sábado e domingo foram várias as pessoas que se juntaram no largo da Igreja Matriz num ambiente de convívio e tradição, onde não faltou o frango assado, cerveja e vinho.

Para além dos comes e bebes, também banquinhas de artesanato, doces regionais e a típica barraquinha das farturas deram um pouco mais de vida à freguesia do concelho de Mação habitada, maioritariamente, por população idosa.

As festas da Santa Cruz contaram com uma quermesse, um torneio de sueca, a missa vespertina, um leilão de oferendas e momentos musicais, como um baile e uma atuação do grupo de concertinas de Cernache do Bonjardim.

O momento alto das festividades aconteceu no domingo, dia 5 de maio, com a missa em honra do Senhor da Agonia seguida da procissão pelas ruas da freguesia.

A Igreja Matriz foi pequena para tantos devotos e curiosos que assistiram à missa em honra do Senhor da Agonia e a multidão foi ainda maior quando chegou o momento da procissão.

Acompanhados por crianças vestidas de anjinhos, pelo andor com Nossa Senhora e pela imagem de Jesus Cristo cruxificado, os crentes de todas as idades caminharam pelas ruas da freguesia com velas acesas e a oração na voz.

A festa da Santa Cruz em honra do Senhor da Agonia foi organizada pela Associação de Festas e Melhoramento de Amêndoa.

Ainda na freguesia de Amêndoa, está planeado para dia 19 de maio (domingo) um passeio pedestre de 8 km, com passagem no Poço Mourão, que terá início pelas 9h00 junto ao largo da Igreja. As inscrições para o passeio devem ser feitas até dia 17 de maio, e podem ser feitas nas Piscinas Cobertas, no Posto de Turismo e na Câmara Municipal.

 

Ana Rita Cristóvão