Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
zahara

Já saiu a edição de dezembro da Revista Zahara

29/12/2020 às 10:55
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Já se encontra disponível a edição nº36 da Revista Zahara, a revista semestral de história local destinada aos de concelhos de Abrantes, Constância, Gavião, Mação, Sardoal, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
Devido à pandemia, não foi possível realizar a apresentação da Revista presencialmente, assim como não se irá realizar as “Jornadas de História Local.” Na capa, em destaque, há o artigo de Teresa Aparício “José Pimenta: Ladrilhos e muitas artes”, “O Telégrafo De Ciera (Abrantes e Barquinha)”, de José Manuel D´Oliveira Vieira e Fernando Freire e também o artigo “No Tricentenário da morte do Poeta “de António Matias Coelho.
No interior da Revista Zahara pode ainda encontrar os artigos: “Abrantes no Séc. XIX” de Joaquim Candeias da Silva,” Da Importância da História Regional e Local nas Comunidades “de José Alves Jana,” Carro de Bois” de Manuel Soares Traquina, “Semana dos Inválidos do Comércio” de Rui Moleiro,” São Domingos e o Café Bernardino” de Isidro Bernardino,” A Casa Grande” de Manuel Batista Traquina, “Teatro no Sardoal” de Mário Jorge Sousa,” Avé, Cesar Marques “de José Alves Jana, “Maranhos à moda da Carregueira, mas não só” de José Alves Jana, “100 anos do Seminário de Gavião” de Carlos Grácio e “ Manuel Martinho In Memoriam (1943-2020)” de Joaquim Candeias da Silva.
A edição da revista é pelo CEHLA- Centro de estudos de História Local de Abrantes e pela Associação de Desenvolvimento Cultural- Palha de Abrantes e conta com a direção de José Martinho Gaspar e com José Alves Jana e Teresa Aparício como diretores adjuntos.


Inês Garcia