Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Cultura

George Michael morreu este Natal aos 53 anos

26/12/2016 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O anúncio da morte do cantor  foi feito pelo seu agente. George Michael tinha 53 anos.

Não foram fornecidas informações sobre as circunstâncias da sua morte. Segundo a BBC, os serviços de emergência foram a sua casa na tarde deste domingo, não tendo a polícia encontrado nada de suspeito no local.

Em comunicado, o seu agente disse que é "com grande tristeza que podemos confirmar que o nosso filho, irmão e amigo morreu em paz em sua casa, durante o Natal"."A família pede que a sua privacidade seja respeitada", acrescentou, dizendo ainda que não será feito para já mais nenhum comentário.

Em 2011, Michael sobreviveu por pouco a uma grave pneumonia.

George Michael nasceu Georgios Kyriacos Panayiotou em Londres. Durante a sua carreira, que iniciou nos anos 80 com os Wham, vendeu mais de 100 milhões de discos.

Com os Wham é o intérprete de canções como "Careless Whisper", "Wake me up before you go-go" e "Freedom. É, ironicamente, também o cantor de uma de uma das mais conhecidas músicas pop de Natal, o "Last Christmas".

O músico, que chegou a ser notícia também pelos problemas com consumo de droga, atuou a solo apenas uma vez em Portugal, em 2007 no Estádio Municipal de Coimbra, por ocasião dos 25 anos de carreira.

A solo, George Michael editou seis álbuns, o último dos quais "Symphonica", em 2014, e que é um registo ao vivo.

Vencedor de dois prémios Grammy, George Michael fica ainda conhecido pelos temas "I want your sex", retirado do premiado álbum de estreia "Faith", "Jesus to a child" e "Freeek!".

Em 2011, George Michael adiou uma série de concertos depois de lhe ter sido diagnosticada uma pneumonia.

 

GEORGE MICHAEL:

Em 1981 formou o duo Wham! Com seu colega de escola Andrew Ridgeley.
Até a sua separação, em 1986, o dueto do gênero disco pop teve um grande número de sucessos ("Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants"), sobretudo junto a um público de jovens adolescentes, na sua maioria feminino. Isso não o impediu de tomar regularmente posição contra o governo de Margaret Thatcher.

Lançou seu primeiro compacto solo em 1984, a balada "Careless Whisper", que se tornou um hit mundial Em 1987 lançou Faith, o primeiro álbum solo, cuja canção de trabalho era muito sugestiva "I Want Your Sex", acompanhado por videoclipes luxuosos. Na encruzilhada do pop com o rhythm'n'blues, o disco vendeu no mundo todo mais de dez milhões de exemplares. Durante seu auge, popularizou calças jeans rasgadas e o brinco em forma de cruz em apenas uma orelha, uma marca registrada da moda dos anos 80.

O álbum Listen Without Prejudice Vol. 1 foi lançado em 1990, vivendo um conflito com o seu status de estrela, o cantor se recusou a conceder entrevistas e a aparecer nos seus clipes. Ele acusou a suaeditora Sony, de ter deliberadamente sabotado as vendas do disco e de querer mantê-lo em estado de "escravidão profissional".

George Michael perdeu, em 1993, um processo contra a Sony, mas triunfou no estádio de Wembley, acompanhando o grupo Queen, por ocasião do espetáculo em homenagem ao cantor Freddie Mercury.

Em 1998 George Michael foi preso por atentado ao pudor dentro de um banheiro público de um parque de Beverly Hills, onde ele caiu numa armadilha armada por um policia à paisana.

Em 2002 atacou Tony Blair e George Bush, no início da guerra no Iraque, no compacto Shoot the Dog. Os jornais de propriedade de Rupert Murdoch dispararam uma campanha que visava depreciar o cantor. Lançou em 2004 o álbum Patience, que vendeu três milhões de cópias. George Michael anunciou que a partir daquele momento, iria divulgar suas obras essencialmente na Internet.

Em 2005 cantou no Live 8, em dueto com Paul McCartney, e anunciou seu casamento com seu companheiro, Kenny Goss, na esteira da adoção da lei britânica sobre as uniões civis. Mas anunciou a separação na suntuosa Ópera Estatal de Praga, em 22 de agosto de 2011, com quem manteve um relacionamento amoroso de muitos anos.

Em 2006 ocorreu o lançamento do filme-documentário "George Michael: Minha História", e a preparação de uma nova compilação na qual constou duas músicas inéditas. Em outubro de 2006 voltou a ter problemas com a justiça, ao ser encontrado dormindo sobre o volante do seu carro.

George Michael voltou aos palcos em 12 de maio de 2007 com um concerto em Coimbra, início de uma excursão europeia.

Em maio de 2008, George Michael teve sua carta de condução suspensa por dois anos, depois de ser considerado culpado por conduzir sob efeito de drogas.

Em 2010 foi condenado a oito semanas de prisão, depois de ter provocado, em julho desse ano, um acidente de carro, em Londres. O cantor, que estava sob efeito de cannabis, bateu com o seu carro numa loja de fotografia, foi também multado e proibido de conduzir por cinco anos.

Em 2011, adiou uma série de concertos após ser levado ao hospital para tratar uma pneumonia. Após o tratamento num hospital de Viena, fez uma aparição pública emocionada do lado de fora da sua casa em Londres. Os médicos chegaram a fazer uma traqueostomia para manter as vias aéreas do cantor abertas e possibilitar sua respiração.

Em junho de 2015 foi internado numa clínica na Suíça por causa da sua dependência da cannabis. Na altura confessou fumar até 25 cigarros de marijuana por dia.

Durante o ano de 2016, George Michael anunciou que estava a produzir um novo álbum de estúdio, a ser lançado em 2017.