Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Festival da Lusotopia lança geminação entre cidade francesa de Crosne e Município de Vila de Rei

7/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A cidade de Crosne organizou, pela primeira vez, o Festival da Lusotopia – um evento que teve como principal objetivo mostrar parte da riqueza cultural de todos os países lusófonos. A inauguração do certame deu-se através de um jantar solidário, que decorreu no Espace René Fallet e, cujos fundos reverteram para duas associações de solidariedade.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, frisou igualmente a importância do Festival da Lusotopia, que promove não só a cultura e a língua portuguesa, mas também a abertura de espírito a outros saberes e tradições.

O evento contou também com algumas revelações, nomeadamente a do início do processo de geminação entre o município francês de Crosne e o município português de Vila de Rei. Ambos os presidentes estão bastante esperançosos que o processo seja aceite e que os dois municípios passem assim a beneficiar deste acordo de cooperação.

No decorrer deste evento, o Município de Vila de Rei procedeu ainda a um conjunto de contactos com diferentes empresários, no âmbito do protocolo existente com a Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, com o intuito de promover a internacionalização das empresas sediadas no concelho de Vila de Rei e divulgar as potencialidades do Município, com vista a atrair investimento francês.

Para o presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, “esta geminação com Crosne tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente ao nível espacial, económico e cultural, estabelecendo laços de cooperação entre Vila de Rei e esta vila francesa.”