Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Cultura

Exposição de fotografia “Hospital Miguel Bombarda, 1968” de José Fontes em Abrantes - ATUALIZADA

11/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Até ao dia 31 de agosto, a Biblioteca Municipal António Botto acolhe a exposição de fotografias intitulada “Hospital Miguel Bombarda, 1968”, da autoria do médico abrantino, José Fontes.

As cerca de 30 fotos expostas na sua cidade natal datam de 1968, altura em que o autor fez internato naquele hospital, e mostram como era o quotidiano da instituição: “Foi uma crítica social, começou por aí, para mostrar às pessoas o que se passava dentro de instituições como hospitais, conventos, onde as pessoas vivem enclausuradas e vivem uma situação invisível para outras pessoas. Estou aqui a mostrar a realidade que era escondida”.

Até agora longe do público, por “uma questão de sensibilidade” segundo conta José Fontes, são agora partilhadas com a população e têm o objetivo de que “as pessoas interpretem e atinjam o sentido com que elas foram feitas”.

José Fontes

Desde criança apaixonado por fotografia, o autor revela que “A fotografia não é só o que se vê. É aquilo que desperta em nós, é ver a alma”.

Informa o Município em nota de imprensa que José Milheiriço Fontes [Abrantes, 1940] fundou, em 1062/63, com António Portugal, a secção fotográfica da Associação Académica de Coimbra. Iniciou a frequência do Curso de Medicina, em Lisboa. Foi membro da Comissão Pró-Associação de Estudantes e aí fundou a Secção de Intercâmbio e Turismo. Organizou cursos de fotografia juntamente com outros médicos e professores ilustres. Voltou a frequentar a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde dirigiu o departamento fotográfico (primeiro como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e depois como bolseiro do Instituto de Alta Cultura). No Instituto de Anatomia montou um serviço de radiologia e um departamento de microangiografia para apoio a doutorandos e outros investigadores. Como associado do Foto Club 6 x 6 (membro do International Federation of Fotografic Art — FIAP), fez parte do seu Conselho Artístico e participou em concursos nacionais e internacionais, tendo igualmente efetuado exposições individuais, pode ler-se na mesma nota.

A exposição do médico radiologista José Fontes pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 09:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00