Constância: Tertúlia “O Cosmos na Poesia” no CCV

2020-10-21

A sessão de outubro da Tertúlia de Poesia, que se realiza na terceira quarta-feira do mês, este dia 21, com início às 21 horas, terá lugar no auditório Rómulo de Carvalho do Centro Ciência Viva de Constância (CCV) que tem uma lotação de 250 lugares sentados.

“Bem gostaria a Associação da Casa-Memória de Camões que as sessões mensais da Tertúlia de Poesia pudessem continuar a realizar-se no seu auditório, como aconteceu até fevereiro. Mas, dada a dimensão relativamente reduzida da sala, para que os participantes possam reunir-se com a distância de segurança que a situação sanitária exige e enquanto ela se mantiver, a Tertúlia terá de funcionar em espaços mais amplos”, explica o organização.

Considerando o espaço em que vai decorrer, o tema será “O Cosmos na Poesia”. Antes do início da sessão será proporcionada uma observação do céu à vista desarmada orientada pelo diretor executivo do CCV, o astrónomo Máximo Ferreira, seguida de uma abordagem ao céu como era entendido no tempo de Camões, também com a colaboração da professora e camonista Ana Maria Dias.

Seguir-se-à o habitual período de partilha, durante o qual todos poderão trazer à Tertúlia poemas relacionados com o tema.

No final haverá uma Última Rodada em que quem quiser pode livremente falar, ler um poema seu, fazer perguntas, deixar um comentário, dizer o que entender. A Tertúlia, em torno da Poesia, é sobretudo “um espaço de encontro, de liberdade e de partilha”.

A entrada é livre e a Associação da Casa-Memória de Camões lembra que “a realização da atividade respeitará as recomendações que se impõem: uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos à entrada e distanciamento físico de pelo menos dois metros entre os participantes”.