Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Constância

Constância: Agulhas para rede de pesca são Peça do mês no Museu

1/06/2021 às 11:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

Um conjunto de Agulhas para rede de pesca é a Peça do mês em destaque, neste mês de junho, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.

A agulha de fazer e remendar rede é um objeto que começou por ser feito em madeira (freixo, oliveira, salgueiro) e, com o passar do tempo foi feito noutros materiais, nomeadamente em plástico.

De uma maneira geral, as agulhas eram feitas pelos próprios pescadores, que utilizavam para o efeito uma navalha e o seu tamanho variava consoante a dimensão da malha.

A arte de fazer e remendar as redes de pesca passava de geração em geração, mas mais tarde os pescadores passaram a comprar a rede já feita, apesar de continuarem a arte de remendar as redes.

As agulhas agora expostas no âmbito da iniciativa Peça do mês, são peças confecionadas manualmente em meados do século XX (à exceção da agulha de plástico) as quais entraram no acervo do Museu dos Rios e das Artes Marítimas em 1990.

O mês de junho assinala a sexta edição desta iniciativa do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, a qual tem como objetivo divulgar e preservar diversos elementos patrimoniais do concelho de Constância.

A Peça do mês está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.