Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Casa-Memória de Camões promove conferência "Os mares épicos de Camões" com professor de Harvard

7/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Dia 19 de outubro (sábado), pelas 16h00, a Casa-Memória de Camões, em Constância, promove a conferência "Os mares épicos de Camões".

Com entrada livre, esta iniciativa vai contar com a presença de Josiah Blackmore, professor na Universidade de Harvard.

Divulga a organização que nesta conferência Blackmore apresentará ideias sobre Os Lusíadas como uma epopeia do mar, da navegação e das viagens marítimas.

"É, portanto, objetivo da conferência estudar o mundo marítimo e a viagem marítima como aspecto fundamental da criação poética camoniana, sobretudo, mas não exclusivamente, na elaboração do poema épico. Estudar-se-ão as relações entre a navegação e a narrativa épica, entre os navios e o decorrer da história, entre a saudade camoniana, o exílio e os mundos de água em alguns dos poemas líricos e o lugar do mar e da navegação na cultura científica do mundo em que viveu Camões", diz a nota.

 

Josiah Blackmore é Catedrático Nancy Clark Smith of the Language and Literature of Portugal na Universidade de Harvard, com especialização na literatura portuguesa medieval e renascentista. Durante 22 anos, foi professor titular da literatura portuguesa na Universidade de Toronto. Entre as suas publicações contam-se livros sobre a literatura portuguesa dos naufrágios (Manifest Perdition, 2002), a empresa portuguesa em África nos séculos XV e XVI (Moorings, 2009) e uma edição das traduções para o inglês de Fernando Pessoa das Canções de António Botto (2010). Os seus artigos apresentam análises da poesia galego-portuguesa medieval, as crónicas de Gomes Eanes de Zurara, os viajantes portugueses na história cultural do mar nos séculos XVI e XVII e a ficção de Eça de Queiroz.