Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Cultura

Caminhos da Pedra chegam ao Médio Tejo com diversos espetáculos gratuitos

7/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Caminhos da Pedra é o terceiro e último ciclo do Caminhos - Programação Cultural em Rede, que vai decorrer nos próximos dois fins de semana em seis municípios do Médio Tejo.

De 11 a 13 e de 18 a 20 de outubro, os concelhos de Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha vão ter um leque variado de espetáculos com entrada gratuita e aberta a toda a população.

Em Torres Novas, a aposta é num percurso artístico: "O Dom da Pena - Moinhos da Pena – com Francisco Goulão”. O Ponto de Partida é no Café dos Moinhos da Pena a 19 e 20 de Outubro, com duas sessões por dia, às 10h30 e 16h30. Sobre o percurso, Francisco Goulão adianta que “Sem vento tudo pára. A sua força é a vida dos doze moinhos da Pena. As suas velas, as antenas que o captam, transformando-se, por vezes, em monstros fleumáticos, prenunciadores de tragédias, conflitos geradores de histórias, que nos assombram e fascinam”.

Para além do percurso artístico, o município de Torres Novas acolhe ainda Carmina Burana às 21h30 no Teatro Vírginia. A obra mais conhecida de Carl Orff que se tornou um fenómeno de popularidade (cinema, publicidade e jogos de computador). A Banda Sinfónica da PSP, com 21 músicos de cordas convidados, será o suporte para um coro de 80 vozes, do Choral Phydellius e Spatium Vocale. Conta ainda com três solistas (soprano, tenor e barítono) e com um coro de 30 alunos das classes de Coro do Conservatório de Música do Choral Phydellius. Este concerto conta ainda com a apresentação de Rhapsodie pour Saxophone et Orchestre, de Claude Débussy, que terá como solista o Chefe Nuno Silva da Banda Sinfónica da PSP.

No Caminhos da Pedra há também muita programação dedicada às crianças. Exemplo disso é o Teatro Mais Pequeno do Mundo na Sertã (domingo às 16h30, na Alameda da Carvalha) e o espetáculo Petit dos suíços Frutillas com Crema em Ourém.

Dia 11, a Sertã recebe as acrobacias e malabarismo dos italianos Carpa Diem pelas 21h na Praceta do Pinhal.

Mas o destaque na Sertã este ano vai para a atuação da artista Mia Rose, que sobre a palco no dia 12 no castelo da Sertã. 

Depois, no domingo, a Sertã recebem a atuação dos portugueses Monday, às 21h30 na Carvalha. Uma banda cujo disco de estreia foi lançado em 2018 e consta na lista de melhores discos do ano da Antena 3 e da Blitz.

Destaque também para o Projeto Comunitário “Segue-me à Capela”, uma oficina de cantares tradicionais, que passa no primeiro fim de semana pelo Sardoal e no segundo fim de semana por Vila Nova da Barquinha. É um breve périplo pelos cantares tradicionais portugueses monódicos e polifónicos. Dirigido para mulheres (jovens e adultas - M/12), num número máximo de 30 participantes. Inclui uma apresentação, para a comunidade, integrada no espetáculo do grupo Segue-me à Capela a 13 de outubro às 16h no Centro Cultural Gil Vicente no Sardoal e a 18 de outubro às 21h30 no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

No Entroncamento, o destaque vai para 18 de outubro (sexta-feira) , em que sobem a palco os Mundo Cão no Centro Cultural pelas 21h30.

Já por Ourém vai ser apresentado um projeto comunitário a 20 de outubro, pelas 18h, na Praça Mouzinho de Albuquerque. A "Escola de Rock Paredes de Coura” mostra o resultado de um modelo de trabalho que consiste em residências e campos de férias de curta duração (de 2 a 7 dias) preenchidas com ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, concertos, demonstrações de instrumentos e workshops.  No final de cada residência, ocorre um concerto de apresentação final que reúne cerca de 50 músicos em palco, e que é posteriormente apresentado em digressão.

 

 PROGRAMA POR MUNICÍPIO:

 

Sobre o Caminhos:

O Caminhos é um projeto que se divide em três ciclos culturais de programação em rede no Médio Tejo, e que envolve 13 municípios. Estreou-se em 2017 com três caminhos a percorrer: os Caminhos do Ferro (abril), os Caminhos da Água (julho) e Caminhos da Pedra (outubro).

O projeto Caminhos surgiu da vontade de 13 municípios em apresentar às suas populações ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional.

Os grandes objetivos do Caminhos é gerar itinerância de públicos internos, com uma programação cultural diferenciadora, e aumentar o número de visitantes que experienciam, neste período, o território como um todo, como um roteiro turístico e cultural em rede.

Já trouxe ao Médio Tejo alguns dos artistas de maior renome nacional e internacional, com propostas irreverentes e emergentes no panorama atual.

Projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

(Notícia atualizada)