Abrantes180 Creative Camp não se realiza este ano (Atualizada c/ áudio)

Cultura 2019-06-03
Fachada na praça Barão da Batalha criada no âmbito do Creative Camp
Fachada na praça Barão da Batalha criada no âmbito do Creative Camp

O 180 Creative Camp, previsto Abrantes de 30 de junho a 7 de julho foi cancelado.

Numa nota divulgada esta manhã a Câmara Municipal de Abrantes explica os motivos que levam a que este evento cultural que reúne artistas nacionais e estrangeiros, nas mais variadas áreas, não se possa realizar. O impedimento é legal e tem a ver com o Código dos Contratos Públicos e com a introdução de uma nova regra que, desta forma, impede a autarquia de fazer contratos, em 2019, com o Canal 180, a entidade que organiza o evento.

Na nota, a Câmara de Abrantes informa que tentou resolver esta questão, indicando que “não nos foi possível celebrar qualquer compromisso, nem assumir qualquer relação jurídica que consubstanciasse a existência de um programa para uma eventual edição em 2019, apesar das partes ainda terem arrogado um propósito de efetivação”.

Assim sendo este ano fica sem efeito o 180 Creative Camp que iria acontecer depois das Festas de Abrantes, agendadas para os dias 12 a 16 de junho.

A Câmara de Abrantes faz questão de reconhecer a importância deste evento “na construção de uma marca distintiva e singular, com uma abordagem criativa que catapultou Abrantes para um centro cultural a céu aberto, manifestando plena confiança para ulteriores concretizações e parcerias”.

Contactado pela Lusa, João Vasconcelos, diretor do Canal 180 disse que a não realização do evento "é um revés", tendo lembrado que "faltava menos de um mês" para arrancar o Creative Camp, e "já estava com trabalho desenvolvido ao nível dos preparativos organizacionais" como a "divulgação, comunicação e venda de bilhetes a pessoas de todo o mundo".

"O conceito do projeto continua válido e a fazer sentido, tem um formato muito rico, mas dependermos de financiamentos e de concursos gera uma imprevisibilidade muito grande. O evento vai continuar, onde e quando logo se vê", disse o diretor do Canal 180, tendo feito notar que existe uma "boa relação" com Abrantes.

Com um investimento na ordem dos 75 mil euros por ano, esta seria a sétima edição de uma parceria iniciada em 2013 entre a autarquia e o 180 Creative Camp e que tinha como objetivo inicial "consolidar esta marca" no domínio da criatividade.

O Creative Camp levou a Abrantes, entre 2013 e 2018, um programa anual de colaborações criativas nacionais e internacionais, numa semana de workshops, concertos, conferências, intervenções urbanas e descoberta do território, abertos à comunidade local.

C/ Lusa