Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Cultura

Abrantes: VI Jornadas do MIAA no Dia Internacional dos Museus

17/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes assinala o Dia Internacional dos Museus, esta quinta-feira, dia 18, com a realização das VI Jornadas do MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.

As Jornadas do MIAA, realizadas anualmente em Abrantes, são o momento de encontro de investigadores e estudiosos que trabalham em áreas relacionadas com o acervo do museu, nas várias coleções que o constituem. Nas VI Jornadas vai ser feita uma homenagem, a título póstumo, ao responsável pela criação do Museu D. Lopo de Almeida e seu primeiro diretor, Diogo Armando da Silva Oleiro*.

Programa:

9h30 - Sessão de abertura pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque;

10h00 - Manuel Bairrão Oleiro: Memórias do nosso Avô, Diogo Oleiro;

10h20 - Museus e as Humanidades no século XXI, que relação?, por Luiz Oosterbeek, do Instituto Terra e Memória;

10h40 - Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, um novo paradigma museológico em Abrantes, Lígia Marques, do Município de Abrantes:

11h00: Debate;

11h20  - Resultados da campanha de escavações arqueológicas no Castelo de Abrantes no âmbito do projeto CASTAB (2013-2016), por Gustavo Portocarrero, Davide Delfino e Filomena Gaspar, do Município de Abrantes;

11h40 -  Vítor Matos (Universidade de Coimbra): Análise antropológica de dois esqueletos humanos exumados no Castelo de Abrantes no âmbito do projeto CASTAB (2013-2016);

12h00 - Restauro e conservação de peças metálicas do acervo da Coleção da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos, por Ricardo Triães, do Instituto Politécnico de Tomar;

12h20  - O contacto com os Fenícios para as futuras vitrinas do M.I.A.A.: dados a partir das investigações arqueológicas do Médio Tejo integrados com peças mediterrânicas da Coleção da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos, por Davide Delfino, do Município de Abrantes:

12h40 - Debate;

13h00 - Sessão de encerramento;

14h30  - Visita guiada ao Museu D. Lopo de Almeida.

* 11 de maio de 1922 – Diogo Armando da Silva Oleiro toma posse do cargo de diretor do Museu Regional D. Lopo de Almeida. (retirado da Cronologia de Abrantes no Século XX, de Eduardo Campos).