Abrantes: Peças da arqueologia municipal expostas em vários locais públicos

Cultura 2019-06-05

O Serviço de Cultura e Turismo do Município de Abrantes encontra-se a desenvolver a ação “Património em Movimento”, que arrancou no dia 3 de junho e se prolongará até final do ano.

Expositores com peças da Coleção Municipal de Arqueologia, Arte e Etnografia são colocados entre diferentes espaços públicos do concelho: hipermercados, lojas do centro histórico, instituições bancárias e de seguros, serviços do Município, serviços públicos e Juntas de Freguesia. Cada peça estará um mês em cada espaço, rodando todos os expositores mensalmente.

Com o Património a ir ao encontro das pessoas, “pretende-se motivá-las para que também elas o procurem”. Junto de cada expositor encontra-se uma breve descrição da peça e convida-se o público a visitar os Museus D. Lopo de Almeida, no interior do Castelo e Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal.

Os primeiros espaços onde estarão expostas peças são os hipermercados Intermarché, Pingo Doce, a Conservatória do Registo Civil, a Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida e a Loja do Cidadão. Nos próximos meses, a Câmara Municipal tenciona alargar o número de expositores, fazendo-os chegar a novos espaços.