Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Cultura

Abrantes: “Épicodrone & etc..” é nova obra de José-Alberto Marques

19/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

José-Alberto Marques, escritor abrantino, apresentou ontem, dia 18, o livro “Épicodrone & etc..”. A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal António Botto, onde o autor explicou como surgiu a obra.

O escritor iniciou a sua apresentação com uma homenagem ao escritor e pintor Mário Cordeiro, mencionando a consideração que tinha pelo escritor: “Grande poeta da literatura portuguesa sem dúvida nenhuma, meu querido Mário Rui um abraço”.

A obra “Épicodrone & ETC” tem por base “a tentativa de fugir à poesia lírica, ao poema vulgar”.

“Tentei jogar psicologicamente e mentalmente pelo prazer louco de encontrar um caminho junto de outros poetas” (…) “Èpicodrone & etc..” surgiu “de uma visão mais concentrada sobre o mundo que vivemos”, salientou.

José-Alberto Marques confidenciou à Antena Livre, estar atualmente a escrever um romance, regularmente poesia e a preparar um novo livro. “Para o ano, vou publicar um livro com 10 poemas homeóstatos*, analisados por vários escritores portugueses e brasileiros”. 

Luís Filipe Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, fez uma breve apresentação do autor, aludindo ao Dia Internacional dos Museus. “É muito fácil musealizar o trabalho de José-Alberto Marques”, com a sua vasta obra “ajudou-nos a fazer uma exposição com tema “100 anos de escritores abrantinos”.

O serão ficou completo com a leitura de alguns poemas e excertos do livro.

 

 

* Os homeóstatos de José-Alberto Marques são organismos vivos habitados por letras que se combinam e recombinam para construir um sistema complexo de sentido.