Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Cultura

Abrantes: Casa cheia na apresentação do primeiro romance de José Martinho Gaspar

14/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

José Martinho Gaspar lançou em Abrantes o livro “Vidas por Fios” com o qual concorreu e venceu em 2019 o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal.

O lançamento do romance teve lugar esta quinta-feira, 13 de fevereiro, na Biblioteca da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, que se tornou pequena para acolher todos os que quiseram juntar-se ao autor.

A noite começou com uma atuação do quarteto de cordas “Pontos nos i's”, com alunas do Curso Básico de Música do 8º ano, coordenadas pelo professor Gonçalo Sousa.

 

A apresentação da obra foi feita por Carla Dias, atriz e mediadora cultural, docente na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, no Curso Profissional de Artes do Espetáculo. Carla Dias contou a história de um menino que nasceu numa aldeia mas que cresceu e se fez homem na cidade.

 

Depois foi a vez de ouvir o autor que explicou que a obra se “divide em duas partes: uma no mundo rural e outra no mundo urbano”. José Martinho Gaspar disse ser uma história que conta as transformações ao mundo rural e que “faz algumas críticas ao nosso sistema político e a forma como ele está organizado”.

Depois dos contos, José Martinho Gaspar aventurou-se num tipo de escrita diferente e surgiu este romance. “É um texto um pouco diferente dos que eu fiz. Os outros livros que tenho são livros de contos mas desta vez tive a ousadia de escrever um livro um pouco maior com uma história que tem a ver com o nosso mundo rural mas também com as transformações que o mesmo tem vivido”, explicou o escritor.

José Martinho Gaspar confessou que “nunca tinha escrito nenhum texto desta dimensão e precisava de ter este feedback e acabei por tê-lo através da participação neste concurso e com a vitória deste prémio”. Disse ainda que este livro é “completamente ficcionado” mas que “naturalmente, algumas das memórias que temos acabamos inevitavelmente por colocá-las naquelas vidas”.

 

“Vidas por Fios” teve uma primeira apresentação na terça-feira, dia 11 de fevereiro, na Bertrand Picoas, em Lisboa, num evento co-organizado pela livraria, pela Editora Guerra & Paz e pelo Lions de Portugal.

José Martinho Gaspar é professor, escritor e historiador a que acrescenta colaborações na comunicação social regional, nomeadamente na Rádio Antena Livre e do Jornal de Abrantes.

Recorde-se que este é o primeiro romance de José Martinho Gaspar com o qual ganhou o Prémio do Lions Portugal de 2.500 euros. Na altura em que foi recebeu a distinção o autor não sabia ainda se o livro iria ser editado, o que acabou por acontecer cerca de meio ano depois de divulgados os resultados do prémio.

A noite terminou em convívio e, como não podia deixar de ser, em sessão de autógrafos.