Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Covid-19

Sardoal: Há 13 casos positivos e 26 inconclusivos nos 800 testes feitos no concelho (ATUALIZADA)

19/06/2021 às 11:07
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Apesar ter não ter qualquer registo de caso positive no relatório epidemiológico desta sexta-feira, dia 18 de junho, o concelho de Sardoal tem efetivamente mais 13 pessoas infetadas com o coronavírus. Estes casos foram conhecidos na tarde desta sexta-feira, à medida que foram saindo os resultados da bateria de 800 testes que foram feitos no concelho.

Já se sabia, desde quarta-feira, dia 16 de junho, que face aos casos de infetados que estavam detetados na comunidade, a Autoridade de Saúde Pública e a Câmara de Sardoal, avançaram com a realização de cerca de 800 testes a toda a comunidade escolar, bombeiros, GNR, e funcionários autárquicos, da Câmara e das Juntas de Freguesia.

De acordo com o presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, foram conhecidos alguns resultados destes testes que detetaram mais 13 infetados na comunidade escolar, mas há 26 considerados inconclusivos que terão, por isso, de repetir esses mesmos testes. Dos 13 casos positivos a Antena Livre sabe que 11 são de alunos e dois de auxiliares do Agrupamento de Escolas de Sardoal.

Neste momento ainda não se conhecem as medidas que a Autoridade de Saúde vai tomar em relação à escola de Sardoal e ao seu funcionamento, sendo certo que, de acordo com as normas, as turmas onde foram detetados estes 11 casos positivos deverão entrar em isolamento profilático. Estas medidas deverão ser conhecidas depois de serem conhecidos os resultados de todos os testes feitos no concelho, quase 800, e da repetição dos 26 testes considerado inconclusivos nesta sexta-feira.

Ainda de acordo com Miguel Borges os testes realizados aos funcionários da Câmara Municipal, GNR, Bombeiros e Juntas de Freguesia foram todos negativos.

Miguel Borges diz que há, no entanto, “que ter em consideração que o teste é a "radiografia" do momento. O facto de ontem estarmos com teste negativo não significa que hoje não possamos estar positivos, portanto, é importante que não exista uma falsa sensação de segurança”.

Numa mensagem na sua página de Facebook deixa ainda “um alerta a todos os que estiveram em contacto direto com um caso positivo. É obrigatório o cumprimento do isolamento (14 dias) mesmo que, entretanto, tenham feito um teste e o mesmo tenha dado negativo”.

 

Mesmo assim e face ao crescimento de casos positivos no concelho, o que aumenta igualmente o risco de contágio, o presidente da Câmara de Sardoal decretou esta sexta-feira, através de edital, o encerramento temporário de todos os parques infantis no concelho. Num segundo editar foi decretado o encerramento dos equipamentos públicos do concelho, nomeadamente o centro cultural, a biblioteca, o espaço “Cá da terra”, o parque desportivo municipal e ainda a piscina municipal.

Na mesma linha a autarquia sardoalense cancelou a ação de encerramento da exposição de fotografia de Sebastião Salgado, prevista para dia 26 de junho.

De referir que de acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde desta sexta-feira, e no acumulado, nos últimos 14 dias, com mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes, estão Albufeira (265), Grândola (253), Lisboa (306), Sardoal (374)Sertã (316) e Sesimbra (337).

Neste sentido convém referir que estes valores ainda não incluem os casos detetados nesta sexta-feira e que deverão entrar nos relatórios apenas neste sábado

Quadro com dados da DGS de 18 de junho ainda sem os casos conhecidos esta sexta-feira

Médio Tejo registou 10 casos positivos nesta sexta-feira

O Médio Tejo regista esta sexta-feira, mais 10 infetados com Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que engloba 11 concelhos, o total acumulado de casos passou a ser de 13 088 com os 10 casos a serem reportados em Abrantes (2), Entroncamento (3), Tomar (4) e Torres Novas (1).

No que diz respeito ao número de recuperados mantém-se o mesmo número de ontem, 12 587 registos, assim como o número de óbitos (378) continua inalterado.

Desta forma o número de casos ativos é, nesta sexta-feira, de 123. Estão localizados em Abrantes (40), Alcanena (14), Constância (2), Entroncamento (15), Mação (1), Ourém (10), Sardoal (14), Tomar (18), Torres Novas (6) e Vila Nova da Barquinha (3). Ferreira do Zêzere continua a ser o único concelho da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo que não regista qualquer pessoa infetada com o coronavírus ou qualquer pessoa em isolamento profilático.