Pesquisar notícia
quinta,
05 ago 2021
PUB
Covid-19

Sardoal: Erro laboratorial corrige resultados. Só há 2 casos positivos de Covid-19 e 1 inconclusivo (C/ÁUDIO)

19/06/2021 às 20:32
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O concelho de Sardoal tem tido na última semana um aumento considerável de novos infetados com o coronavírus tendo entrado nesta sexta-feira, dia 18, para o patamar de alerta, ou seja, com um índice de risco superior a 240 casos por 100 mil habitantes.

Com este crescimento de casos a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e a respetiva delegada de Saúde, Lurdes Léon, avançaram em conjunto com a autarquia para uma testagem em massa com a realização de cerca de 800 colheitas laboratoriais. Estes testes foram feitos à comunidade escolar, bombeiros, GNR, funcionários do Município de das Juntas de Freguesia do concelho.

Ontem, de acordo com os dados disponibilizados pela Saúde Pública havia um registo de, pelo menos, 15 casos positivos e 25 inconclusivos na comunidade escolar.

Deste modo a Antena Livre sabe que todos os pais dos alunos que testaram positivo foram contactados pela Saúde Pública para acionarem as medidas de confinamento. Já esta manhã numa listagem de resultados dos testes feitos aos funcionários das autarquias, bombeiros e GNR ficou a saber-se que os casos reportados no dia 18 de junho seriam apenas na escola.

Só que, afinal os casos positivos e inconclusivos desta sexta-feira eram, na realidade, quase todos negativos. E já esta tarde a Antena Livre confirmou que a Saúde Pública começou a contactar os pais dos alunos que tinham ficado em confinamento a relatar os resultados corrigidos.

Tratou-se de uma situação que, naturalmente, provocou alguma perplexidade, muitas publicações e comentários nas redes sociais.

Desta forma a Proteção Civil Municipal de Sardoal emitiu na tarde deste sábado um comunicado em que explica que face ao elevado número de casos positivos e inconclusivos o laboratório do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que fez as colheitas e as análises, repetiu as perícias laboratoriais. Diz o comunicado que o laboratório “desenvolveu o procedimento habitual de análise dos resultados e confirmação analítica dos mesmos”, pelo que deste procedimento “resultou uma alteração considerável nos resultados”.

De acordo com o comunicado da Proteção Civil “da colheita realizada no Agrupamento de Escolas existe um caso inconclusivo e dois positivos, sendo os restantes, todos eles negativos”.

No mesmo comunicado é explicado que tendo em conta os dados comunicados e confirmados, atualmente em curso, foram “de forma preventiva, tomadas as decisões necessárias” para a proteção da comunidade escolar “procurando cortar as cadeias de contágio”.

Muito provavelmente os 25 casos inconclusivos é que terão despertado a atenção dos técnicos laboratoriais do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Dessa forma foram todas repetidas no sentido de verificar um número tão elevado de casos inconclusivos.

Miguel Borges o presidente da Câmara de Sardoal e da Proteção Civil Municipal explicou a situação desta forma:

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

Ainda no comunicado da Proteção Civil é pedida compreensão e a serenidade de todos, bem como o cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Recorde-se que este sábado, dia 19 de junho, o Médio Tejo regista, mais 14 infetados com Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que engloba 11 concelhos, o total acumulado de casos passou a ser de 13 102 com os 14 casos a serem reportados em Abrantes (4), Constância (3), Entroncamento (1), Mação (1), Ourém (1), Sardoal (1) e Torres Novas (3).

No que diz respeito ao número de recuperados mantém-se o mesmo número de ontem, 12 587 registos, assim como o número de óbitos (378) continua inalterado.