Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Mação

Misericórdia de Mação com 60 infetados entre utentes e funcionários (C/ÁUDIO)

25/12/2020 às 12:51
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Santa Casa da Misericórdia de Mação tem 60 pessoas infetadas com o coronavírus, entre funcionários e utentes. A dimensão do surto foi conhecida ontem depois de na quarta-feira ter havido a informação de que 14 funcionárias da Misericórdia de Mação terem contraído o vírus.

Com esta informação a Saúde Pública avançou de imediato com colaboração da Segurança Social, da Câmara de Mação, da Proteção Civil de Mação e da própria instituição para testes a todo o universo da Instituição Particular de Solidariedade Social.

E as notícias não foram as melhores. Há 59 infetados, entre utentes e funcionários, no lar sede da Misericórdia e apenas uma funcionária no lar de cima. De acordo com o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, a boa notícia, dentro da má, é que o centro de dia e o apoio domiciliário não tem infetados nesta altura.

A própria instituição reagiu a este caso apelando à calma e explicando que têm todos os circuitos montados para fazer face a esta situação.

A mensagem assinada pelo provedor, Francisco Corga, diz que a instituição já passou por alguns sustos, mas acrescentou que “desta vez não tivemos a sorte das anteriores e o vírus entrou-nos porta adentro sem que dessemos conta ou pudéssemos fazer alguma coisa. Temos cerca de 60 utentes e funcionários infetados com Covid-19 até ao momento”.

Também o provedor explica, nesta mensagem difundida na página da rede social Facebook que “junto com a Delegada de Saúde da região do Médio Tejo, a Segurança Social e a Câmara Municipal de Mação estamos na linha da frente a implementar todas as medidas necessárias e possíveis para que consigamos combater esta pandemia que nos invadiu o melhor e com mais brevidade possível”.

Recorde-se que de acordo com o relatório epidemiológico da Saúde Pública do Médio Tejo ontem mação tinha 83 pessoas em vigilância ativa, mas ainda não tinha contabilizados o grosso dos testes positivos cujos resultados foram conhecidos na véspera de Natal.
Vasco Estrela diz que está a acompanhar de perto a situação, amanhã, dia 26 de dezembro, volta a reunir a comissão municipal de Proteção Civil para acompanhar o evoluir da situação e eventuais medidas adicionais e que não há, para já, necessidade de reforço do quadro de pessoal da instituição. Mesmo assim a Segurança Social já deixou claro que pode, em caso de necessidade, fazer avançar as suas brigadas rápidas para apoio à Misericórdia.

Vasco Estrela, Presidente da Câmara de Mação

Vasco Estrela deixou a esperança que a situação se mantenha controlada e que as pessoas que estão em vigilância ativa, que são muitas, façam os períodos de confinamento para evitar o alastramento do surto. O autarca pede contenção à população porque Mação baixou ontem, dia 24, para o risco moderado de contágio com regras sociais “menos apertadas” e surge um surto desta envergadura. Por isso o presidente da Câmara revela já estar à espera de uma subida no risco na próxima avaliação feita pela Direção-Geral da Saúde.