Médio Tejo: Mais três casos positivos em Ourém e 33 altas da vigilância ativa

2020-07-05

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais três situações de pessoas que testaram positivo ao SARS-COV-2 e todas no concelho de Ourém. Fruto de um surto originado no coro do Santuário de Fátima e de algumas ligações com pessoas que vivem na área da grande Lisboa, nomeadamente Odivelas, o concelho de Ourém tem sido o mais fustigado com novos infetados com o coronavírus. Neste domingo Ourém chegou a um total de 97 pessoas infetadas com o SARS-COV-2. Segundo o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo o total acumulado de casos positivos é agora de 299, com 156 recuperados da doença e 14 mortos.

Já nas vigilâncias ativas, há mais três pessoas que vão ficar em isolamento, mas a boa notícia é que há 33 pessoas que saem deste estado de estarem confinados. Quer dizer, segundo os médicos de saúde pública, que fizeram o seu período de quarentena sem que a doença COVID-19 se tenha manifestado. Ao dia de hoje, 5 de julho, há no Médio Tejo 79 pessoas em isolamento profilático.

Confira aqui os casos positivos por concelho:

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho: