Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Médio Tejo com mais casos positivos, três deles em Abrantes (C/ÁUDIO)

1/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo soma hoje mais cinco casos positivos de COVID-19, três em Abrantes, um no Entroncamento e outro em Ourém.

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico do Médio Tejo de hoje, 1 de junho, o concelho de Abrantes soma mais três situações de pessoas infetadas pelo coronavírus, tendo agora um total de 40 casos positivos, dos quais 23 ainda estão em recuperação. Estas situações resultam, segundo a explicação de Maria dos Anjos Esperança, de um caso reportado na no final da semana passada. Uma mulher ainda jovem que apanhou o vírus e contagiou o companheiro e os dois filhos. São, contudo, situações em que as pessoas estão praticamente assintomáticas e a fazer a recuperação em casa.

O caso do Entroncamento é o de um homem com idade à volta dos 50 anos que está ligado aos focos de contágio da grande Lisboa. Já o caso de Ourém é o de uma mulher também com idade próximas dos 50 anos. Desta forma o Entroncamento tem agora um total de 20 pessoas infetadas das quais sete já recuperaram da doença e Ourém aumenta os números para 49 infetados com 36 pessoas que já fizeram o processo de cura.

Ainda nos números desta segunda feira há a registar mais duas vigilâncias ativas (727), mais quatro altas da vigilância ativa (total de altas é de 672) e mais duas pessoas entraram no rol de contactos da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo. No dia de hoje o total de pessoas que se encontram em vigilância ativa nestes 11 concelhos é de 57 pessoas.

Confira aqui os dados por concelho:

 

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, revelou à Antena Livre que continuamos a ter alguns casos de testes que são positivos numa semana em que se vão iniciar as testagens dos 130 lares considerados ilegais. A listagem destas casas de acolhimento foi feita e entregue à Segurança Social.

Por outro lado, a médica de Saúde Pública deixou uma nota positiva. No Carvalhal, localidade que há uma semana viveu um surto de 15 casos positivos, foram feitos testes a uma outra casa de acolhimento de idosos e a mais alguns cidadãos que tiveram contactos com as pessoas que tiveram os testes positivos há uma semana. Até agora, em todos, o resultado foi negativo, o que é sempre uma boa notícia.

Quanto ao caso registado no final de semana passada em Abrantes de uma funcionária de uma creche ter acusado positivo, Maria dos Anjos Esperança deu outra boa notícia. Todas as crianças e demais funcionárias fizeram o teste e também tiveram resultados negativos.

Maria dos Anjos Esperança, Saúde Pública ACES Médio Tejo

Já em relação ao desconfinamento Maria dos Anjos Esperança espera que haja bom senso por parte da população. Desconfinar não é desrespeitar ou desleixar os cuidados que todos temos tido até aqui, porque o vírus continua por aí, ao virar da esquina. Diz a delegada de saúde que voltarmos a viver com a sociedade mais aberta não é deixar de cumprir uma série de regras com as quais vamos ter de viver durante mais tempo.

Consulte aqui os casos de pessoas infetadas/recuperadas por concelho: