Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Médio Tejo com mais 9 infetados atinge um total acumulado de 12 800 casos (C/ÁUDIO)

15/04/2021 às 17:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo tem um registo de mais 9 pessoas infetadas com o coronavírus de acordo com o relatório desta quinta-feira, dia 15 de abril. Estes 9 casos positivos fazem crescer o total acumulado de infetados na área da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) para 12 800 casos. Estes novos infetados estão localizados, de acordo os testes laboratoriais, em Abrantes (4), Ourém (2) e Tomar (3).

De referir que no concelho de Abrantes está refletido neste relatório os três casos reportados ontem na Escola Maria Lucília Moita, onde a direção do agrupamento deu conta de três crianças infetadas, duas do pré-escolar e uma do 1.º ciclo. Com estes casos a escola colocou as bolhas em confinamento pelo que estão em isolamento profilático sete turmas, num total de 105 alunos, e ainda 22 professores e educadores e 6 assistentes operacionais.

O número de recuperados continua a ser de 12 325 tal como o número de óbitos. Desta forma o número de casos ativos na região subiu para 100 localizados em Abrantes (29), Alcanena (3), Entroncamento (10), Mação (4), Ourém (15), Tomar (22), Torres Novas (13) e Vila Nova da Barquinha (4).

No que diz respeito a vigilâncias ativas o número de pessoas em isolamento por contacto direto com infetados é nesta quinta-feira de 105, mais dois do que ontem. Estas pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde pública em Abrantes (20), Alcanena (40), Entroncamento (3), Ourém (7), Tomar (21) e Torres Novas (14). Os concelhos de Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Vila Nova da Barquinha não têm qualquer pessoa em confinamento. De referir que, desde que começou a pandemia, a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo já decretou o isolamento a 7 010 pessoas tendo levantado o confinamento a 6 911 e manteve contactos epidemiológicos com7 539 pessoas.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, revelou nesta altura de primavera é preciso ter em atenção os sintomas das alergias que podem ser, nalguns casos, parecidos com os da Covid-19. A médica destacou ainda uma diminuição de casos de alergia explicados simplesmente pelo confinamento e pelo corrente uso de máscara. Com estes cuidados com o SARS-CoV-2 aumentou também a proteção das alergias, pelo menos aquelas que são causadas pela inalação de pólen.

Maria dos Anjos Esperança, USPMT

Portugal regista hoje mais duas mortes relacionadas com a covid-19 e 501 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), verificando-se uma nova diminuição no número de internados.

Segundo o boletim divulgado hoje pela DGS, estão internados 423 em enfermaria, menos 24 do que na quarta-feira, e 109 nos cuidados intensivos, menos sete.

Os dados revelam também que 542 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 787.011 o número total desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.