Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Médio Tejo com mais 3 infetados e Abrantes já vacinou mais de 2200 pessoas (C/ÁUDIO)

23/03/2021 às 17:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O território da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) registou, nas últimas 24 horas, mais três casos de pessoas que testaram positivo à Covid-19 elevando o total acumulado de pessoas infetadas para 12 712. Estes três casos estão registados pela saúde pública em Sardoal (2) e Tomar (1).

Ainda de acordo com o relatório epidemiológico da USPMT 12 248 recuperaram da infeção e há ainda a registar 375 óbitos.

Desta forma a região tem 89 casos ativos em Abrantes (16), Alcanena (9), Entroncamento (13), Ferreira do Zêzere (4), Ourém (3), Sardoal (6), Tomar (13), Torres Novas (23) e Vila Nova da Barquinha (2). Os concelhos de Constância e de Mação são os únicos da região de Saúde do Médio Tejo a não ter qualquer pessoa infetada.

Em termos de vigilâncias ativas a autoridade de saúde pública já decretou o confinamento a um total de 6 805 pessoas, das quais 6 743 tiveram alta desse isolamento. Em vigilância ativa ficam os contactos diretos de pessoas que foram contagiadas com SARS-Cov-2.

Nesta terça-feira há o registo de um aumento de pessoas em isolamento profilático, sendo que são 63, mais seis que os números registados ontem. Estes confinamentos estão localizados em Abrantes (2), Entroncamento (9), Ferreira do Zêzere (1), Mação (2), Ourém (2), Sardoal (3), Tomar (3), Torres Novas (40) e Vila Nova da Barquinha (1). Os concelhos de Alcanena e Constância não têm qualquer cidadão em vigilância ativa decretada pelas autoridades de saúde.

Na análise semanal feita pela Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, entre os dias 15 e 21 de março, há um registo de 23 casos positivos no território que engloba 11 municípios com cerca de 235 mil utentes.


De acordo com os dados estatísticos as faixas etárias com mais infetados assinalados nesta semana são as dos 11 aos 20 anos e a dos 51-60 anos, ambas com quatro casos anotados. A faixa de idades dos 21 aos 30 anos não registou qualquer teste positivo na última semana.


De referir ainda, que nos casos anotados pela saúde pública na última semana, o sexo feminino tem uma maior incidência de infetados, 70%, do que o sexo masculino, 30%.

Centro de vacinação de Abrantes já administrou mais de 2 200 vacinas

Naquilo que é o ponto de situação da pandemia no concelho de Abrantes, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, fez esta manhã [23 março] um ponto de situação em que deu conta do número de novos casos [16 nos últimos 14 dias] e revelou que os números atuais colocam o concelho no nível de risco mais baixo [menos de 20 casos por 100 mil habitantes], de acordo com a nova definição da Direção-Geral da Saúde.

Por outro lado, o autarca informou o executivo municipal que ontem os concelhos do Médio Tejo voltaram a não registar qualquer infeção o que é sempre um bom sinal.

Em relação ao polo de vacinação, a funcionar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, já vacinou 2 274 pessoas com a primeira dose das vacinas disponíveis e que a autarquia, com a colaboração das Juntas de Freguesia, Cruz Vermelha ou Bombeiros Voluntários, já fez 98 transportes de pessoas mais idosas que têm dificuldade de mobilidade.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

Manuel Jorge Valamatos indicou que esta semana está prevista a administração de uma grande quantidade de vacinas. Pode mesmo, afiançou, haver chamada, para a administração da vacina contra a Covid-19, de alguns grupos profissionais muito específicos, como os professores.