Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Covid-19

Em Dia da Higiene das Mãos há mais cinco infetados no Médio Tejo (C/ÁUDIO e VÍDEO)

5/05/2021 às 17:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo registou, nas últimas 24 horas, mais cinco novos infetados com o coronavírus em Abrantes (3) e Ourém (2). De acordo com o relatório epidemiológico diário a região passou a ter um total de casos acumulados de 12 870 infetados desde que começou a pandemia.

O número de recuperados (12 404) e de óbitos (378) mantém-se inalterado pelo que o número de casos ativos é, neste dia 5 de maio, de 87 localizados em Abrantes (44), Alcanena (2), Entroncamento (4), Ferreira do Zêzere (1), Mação (4), Ourém (9), Sardoal (6), Tomar (13) e Torres Novas (4). Os concelhos de Constância e Vila Nova da Barquinha não têm qualquer caso ativo.

Já no que diz respeito a vigilâncias ativas há a registar menos seis pessoas em confinamento por contactos de risco com infetados. Desde que começou a pandemia que a autoridade de saúde já decretou 7 619 confinamentos para isolamento profilático com 7 265 a terem alta da quarentena.

Esta quarta-feira o número de pessoas em vigilância ativa no Médio Tejo é de 360 pessoas em Abrantes (201), Constância (5), Entroncamento (7), Ferreira do Zêzere (7), Mação (17), Ourém (18), Sardoal (18), Tomar (79), Torres Novas (7) e Vila Nova da Barquinha (3). O concelho de Alcanena é o único que continua sem qualquer cidadão em confinamento.

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 387 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma descida no número de internamentos em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, estão hoje internados em cuidados intensivos 83 doentes, menos quatro em relação a terça-feira, enquanto em enfermaria há o registo de mais uma pessoa internada, num total de 297.

As duas mortes registadas nas últimas 24 horas ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (1) e na região Centro (1).

Relativamente ao número de novos casos, os valores de hoje são semelhantes aos registados nas últimas semanas, com oscilações diárias.

Dia Internacional da higiene das mãos

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, deixou duas notas sobre a importância da lavagem das mãos. Um ato simples que ganhou uma outra visibilidade e importância por via da pandemia, masque todos deveríamos assumir como um hábito normalíssimo porque evitaria muitas doenças.

Maria dos Anjos Esperança, USPMT


Porque é importante a higiene das mãos?

O contacto é a via de transmissão mais comum de germes através das mãos. A maioria dos germes são inofensivos para o homem mas alguns podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias.

Lavar as mãos correctamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de você ajudar a reduzir a transmissão da infecção e proteger-se a si e aos que o rodeiam.

É de vital importância que as crianças saibam os benefícios e a importância da correcta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da vida.

Todas as pessoas que cuidam de amigos ou familiares que perderam essa capacidade, é igualmente importante que apliquem a técnica correcta de lavar as mãos na altura certa. Desta forma está a ajudar significativamente a reduzir a transmissão de infecções a pessoas mais susceptíveis à infecção devido ao seu estado de saúde.

Ao visitar um amigo ou familiar no Hospital ou outra instituição onde se prestam cuidados, é importante assegurar que você lavou as mãos de forma a prevenir a disseminação de infecções.

Cinco dicas importantes como visita a um doente:
• Pense na segurança dos doentes antes de os visitar. Se você, ou alguém em casa, estiver constipado ou não se sente bem - especialmente se tiver diarreia - mantenha-se afastado até se sentir melhor.

• Pense no que vai levar ao doente. A comida é um prazer que fica melhor guardada em casa até o seu regresso. Não se sente na cama dos doentes e mantenha o número de visitas ao mínimo de um de cada vez.

• O gesto mais importante que pode fazer é lavar e secar as suas mãos antes de entrar na enfermaria (ou quarto), especialmente após ter utilizado a casa-de-banho. Não tenha receio de utilizar a solução alcoólica para as mãos se estiver acessível na entrada do quarto ou junto à cama.

• Nunca mexa nos pensos, soros, drenagens ou outros equipamentos que rodeiam a cama.

• Não tenha receio de causar constrangimento aos profissionais que trabalham no hospital. Os médicos atarefados podem por vezes esquecer coisas simples tal como lavar as mãos antes de examinar os doentes. Nenhum profissional deve ficar ofendido de o lembrarem de lavar as mãos de uma forma simpática e educada.

Fonte “Associação Nacional de Controlo de Infeção”

O Centro Hospitalar do Médio Tejo divulgou um vídeo nos seus canais a propósito deste dia