Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Covid-19

COVID-19: Proteção Civil distrital mantém plano de emergência ativado

9/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Plano Distrital de Emergência mantém-se ativado no distrito de Santarém por decisão da Comissão Distrital de Proteção Civil.

A reunião, realizada na semana passada, no dia 1 de julho, tomou esta decisão tendo como base a necessidade de manter as regras de proteção ao novo Coronavírus.

Em comunicado, a Proteção Civil distrital revela que “a imprevisibilidade deste novo vírus, SARS-CoV2, obriga todos a um reforço de comportamentos de proteção individual e coletiva”.

Para manter o plano ativado os responsáveis tiveram em conta “o surgimento de novos surtos e o aumento continuado de novos infetados, em particular na Área Metropolitana de Lisboa, pode ter um grande impacto no Distrito” para além de existir preocupação com “o contínuo aparecimento de casos no Distrito de Santarém”.

Na nota divulgada, os responsáveis indicam ainda que este mês de julho representa todos os anos na época das férias o “regresso à terra” de muitos conterrâneos e também um maior fluxo de turistas.

Desta forma, a Comissão Distrital de Proteção Civil deixa ainda o apelo a toda a população para que reforce os cuidados de proteção.

Nota a Proteção Civil distrital que mesmo em desconfinamento deveremos seguir as regras definidas pela Direção Geral de Saúde e intensificar os quatro passos essenciais de proteção:

Distanciamento Social – se encontrar um amigo, familiar ou conhecido dê um passo atrás e sorria. Lembre-se que o contacto pessoal (abraço, beijo, aperto de mão) potencia o contágio.

Higienização das mãos – Lave frequentemente as mãos, cumprindo os 20 segundos no mínimo de duração da lavagem, ou desinfete-as com solução alcoólica.

Etiqueta Respiratória - se tossir ou espirrar faça-o para o cotovelo ou para um lenço descartável e coloque-o no lixo.

Uso de máscara – use sempre máscara em locais públicos fechados e em situação de aglomerados de pessoas.