COVID-19: Médio Tejo soma mais 7 infetados (ATUALIZADA C/ ÁUDIO)

2020-10-16

O Médio Tejo regista esta sexta-feira mais 7 pessoas infetadas com o coronavírus, tendo chegado a um total acumulado de 845 pessoas com SARS-COV-2. De acordo com o relatório epidemiológico do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, estes 7 novos casos foram registados nos concelhos de Mação (1), Tomar (2) e Torres Novas (4).

O número de pessoas recuperadas permanece igual, ou seja, em 502.

Também no que diz respeito às vigilâncias ativas, a saúde pública do Médio Tejo não regista qualquer alteração, permanecendo em vigilância 215 pessoas. Estas pessoas que têm obrigação de isolamento profilático estão localizadas em Abrantes (22), Alcanena (13), Constância (11), Entroncamento (39), Ferreira do Zêzere (5), Mação (3), Ourém (40), Sardoal (2), Tomar (31), Torres Novas (43) e Vila Nova da Barquinha (6).

 

Quantos aos casos ativos de infeção, registam-se, por concelhos, em Abrantes (32), Alcanena (9), Constância (4), Entroncamento (113), Ferreira do Zêzere (1), Mação (19), Ourém (57), Sardoal (3), Tomar (48), Torres Novas (49) e Vila Nova da Barquinha (8).

Maria dos Anjos Esperança explica os casos desta sexta-feira e refere que os quatro de Torres Novas são todos de “gente nova”, os de Tomar referem-se a dois alunos de rugby e há ainda uma “notificação fiscal” em Mação. Ou seja, “é uma senhora que não vive em Mação já há muitos anos” mas tem a sua residência no concelho.

A coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, falou ainda à Antena Livre acerca dos casos negativos, conhecidos esta sexta-feira, dos alunos da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu que estiveram em contacto com uma aluna infetada. Há ainda dois casos inconclusivos e Maria dos Anjos Esperança explica as razões.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.