Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

COVID-19: Médio Tejo sem novos casos mantém 299 infetados (C/ÁUDIO)

6/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo voltou a ter 24 horas sem o registo de qualquer caso novo de pessoas infetadas com o coronavírus. Se ontem, domingo, tinham sido registados três casos em Ourém, fazendo chegar o total acumulado a 299 situações, esta segunda-feira o número manteve-se igual.

De registar que apenas existem mais três pessoas em vigilância ativa na área dos 11 concelhos e há mais seis pessoas que saíram do isolamento. Ao dia de hoje são 75 pessoas em isolamento porque contactaram com pessoas que fizeram o teste positivo ao SARS-COV-2.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, explicou que os três casos de domingo, em Ourém, são terciários, ou seja, são infeções de contactos de outros contactos dos primeiros infetados.

Por outro lado, a média de saúde pública mostrou alguma satisfação por estar estancado o surto que surgiu no coro do Santuário de Fátima. Aliás, os dois surtos, Fátima (Ourém) e Carvalhal (Abrantes) foram os que deram mais dores de cabeça às autoridades. Há ainda doentes internados em ambos os casos.

Maria dos Anjos Esperança disse ainda que há que ter muita atenção, pois os tempos de recuperação da doença são diferentes de pessoa para pessoa. Sabe-se que o período de incubação é de dois a 14 dias, mas o período de cura da doença é muito variável. Depende do estado imunitário de cada pessoa. Por isso, o que se sabe, é que nos idosos o processo de cura é muito mais demorado.

Maria Anjos Esperança, ACES Médio Tejo 

Consulte aqui os casos positivos e vigilâncias ativas por concelho:

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho: