Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Covid 19: Médio Tejo com mais 9 casos positivos e 9 recuperados

17/04/2021 às 18:33
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo apresenta mais 9 casos de pessoas infetadas com o coronavírus, das quais sete são do concelho de Abrantes, uma de Mação e uma de Ourém. Com mais 9 casos positivos a região tem agora um total acumulado de 12 815 pessoas infetadas com o coronavírus desde que começou a pandemia.

De acordo com o relatório epidemiológico deste sábado da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo há a registar também mais 9 recuperados, todos no concelho de Ourém, o que coloca o total de pessoas que recuperaram da infeção em 12 334. O número de óbitos mantém-se nos 375.

Desta forma, com os dados deste sábado, o número de casos ativos na região é de 106 distribuídos por Abrantes (39), Alcanena (4), Entroncamento (10), Mação (6), Ourém (7), Tomar (23), Torres Novas (13) e Vila Nova da Barquinha (4). Constância, Ferreira do Zêzere e Sardoal são os concelhos que continuam a não registar qualquer caso ativo.

Quanto aos dados deste sábado e que reportam ao dia 16 pelo que estão contabilizados alguns dos casos do surto da Escola do 1.º ciclo Maria Lucília Moita que encerrou na quinta-feira por terem sido detetados vários alunos infetados. De acordo com a autoridade de saúde o surto ligado a esta escola subiu ontem para oito pessoas infetadas, sendo que quatro são crianças, três são encarregados de educação e há ainda uma auxiliar que também está infetada.

A Direção-Geral de Saúde e o Ministério da Educação decidiram por isso encerrar a escola colocando os cerca de 150 alunos em ensino em casa. De acordo com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, todas as crianças vão ficar em confinamento devendo repetir testes a 23 de abril para que a escola possa reabrir a aulas presenciais entre o dia 26 a 28 de abril.

Quando às vigilâncias ativas o número subiu, muito por influências das que já foram decretadas em Abrantes, que tem agora 74 pessoas em isolamento profilático. O total de pessoas em vigilância é de 150 distribuídas por Abrantes (74), Alcanena (16), Constância (2), Entroncamento (4), Ferreira do Zêzere (1), Mação (2), Ourém (9), Sardoal (1), Tomar (26) e Torres Novas (15). Neste momento apenas o concelho de Vila Nova da Barquinha não tem qualquer pessoa em confinamento.