Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Covid-19: Médio Tejo com mais 7 infetados, 63 recuperados e uma correção nos dados de Sardoal (C/ÁUDIO)

24/03/2021 às 18:40
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A região do Médio Tejo conta com mais sete novos infetados com o coronavírus segundo o relatório da Unidade de Saúde Pública que dá conta de um total acumulado de 12 717 casos positivos desde que começou a pandemia. Estes sete casos estão reportados pelos laboratórios no Entroncamento (1), em Ourém (4), Tomar (1) e Torres Novas (1).

Neste relatório a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo dá conta de mais 63 recuperados elevando o total de pessoas que recuperaram da infeção para 12 311 pessoas. Estes casos recuperados estão reportados pelas autoridades de saúde em Abrantes (10), Alcanena (9), Entroncamento (8), Ferreira do Zêzere (4), Ourém (2), Tomar (10), Torres Novas (14) e Vila Nova da Barquinha (2).

O número de óbitos continua inalterados, com um registo de 375 pessoas que morreram derivado à Covid-19.

No que toca a casos ativos o número baixou muito com a atualização dos recuperados desta quarta-feira. A região conta com 31 casos ativos, mas há seis dos 11 concelhos que não têm qualquer infetado com o SARS-Cov-2: Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Vila Nova da Barquinha. Quando aos casos ativos estão localizados em Abrantes (6), Entroncamento (6), Ourém (5), Tomar (4) e Torres Novas (10).

Já no rastreio epidemiológico dos contactos dos casos positivos a saúde pública decretou, desde o início da pandemia, 6 810 confinamentos para vigilância e levantou esse isolamento a 6 747 pessoas. Quer dizer que esta quarta-feira a região do Médio Tejo conta com 64 vigilâncias ativas em Abrantes (1), Entroncamento (8), Mação (2), Ourém (2), Sardoal (3), Tomar (8), Torres Novas 39) e Vila Nova da Barquinha (1). Os concelhos de Alcanena, Constância e Ferreira do Zêzere não registam qualquer cidadão em isolamento de acordo com os dados da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo.

Erro no mapa de ontem colocou e infetados no Sardoal foi corrigido hoje

O resumo epidemiológico de ontem da USPMT colocou um registo de 2 infetados no concelho de Sardoal, mas foi um erro. De acordo com o relatório desta quarta-feira dá conta desse erro por “incorreção laboratorial” e repõe os números do concelho que são de 178 casos reportados dos quais 173 são dados como recuperados e há ainda registar cinco óbitos.

Na reunião do executivo municipal de Sardoal o vereador do PS Carlos Duarte questionou o presidente da Câmara de Sardoal a propósito da comunicação dos casos Covid no concelho. E foi na resposta ao vereador que o presidente da Câmara deu conta deste erro, ainda antes de ter sido divulgado o relatório epidemiológico desta quarta-feira.

Sobre a comunicação Covid Miguel Borges diz que tem os dados oficiais das autoridades de saúde pública como todos os outros concelhos e depois fez um ponto da situação de Sardoal, quer nos casos reportados e na vacinação, voltando a deixar a nota de que o alívio das medidas restritivas não pode ser encarado como um desconfinamento geral.

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.