Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Covid-19: Médio Tejo com mais 3 infetados tem 249 vigilâncias ativas (C/ÁUDIO)

21/04/2021 às 17:36
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo tem mais três infetados com o coronavírus. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) com estes casos registados em Abrantes (1) e Ourém (2) este território atingiu um total acumulado de 12 830 infetados deste que começou a pandemia.

Ainda de acordo com a saúde pública o número de recuperados (12 395) e óbitos (378) é igual ao de ontem pelo que a região tem 57 casos ativos. Os concelhos de Constância, Ferreira do Zêzere, Sardoal e Vila Nova da Barquinha não têm qualquer caso ativo ao passo que as 57 pessoas que estão infetadas e em confinamento são de Abrantes (28), Alcanena (2), Entroncamento (3), Mação (4), Ourém (9), Tomar (10) e Torres Novas (1).

Já no que diz respeito às vigilâncias ativas os números voltam aos registados no início de fevereiro com 249 pessoas em confinamento por serem contactos de infetados, mesmo assim menos 15 do que terça-feira. Estes números são inflacionados pelos concelhos de Abrantes (119) e Entroncamento (63) que têm casos ligados a escolas. As outras vigilâncias ativas estão localizadas em Alcanena (5), Constância (3), Ferreira do Zêzere (1), Mação (3), Ourém (16), Sardoal (2), Tomar (24), Torres Novas (12) e Vila Nova da Barquinha (1). Todos os concelhos do Médio Tejo estão com cidadãos em confinamento por contacto com infetados.

Esta quarta-feira foi dia de testes em massa na Escola do 1.º Ciclo de Chainça, por decisão da autoridade de saúde depois de duas turmas terem sido colocadas em isolamento na segunda-feira.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, explicou que nesta altura há uma norma da autoridade de saúde para que as regras de testagem nas escolas sejam mais apertadas. Ou seja, o âmbito dos alunos a testar é muito mais alargado como é o exemplo desta escola. Como há crianças que andam sem máscara poderá haver um risco maior. Daí que, para além das turmas confinadas, a autoridade de saúde tenha avançado para a realização de testes a toda a comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares). Estes testes foram realizados pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Maria dos Anjos Esperança

De referir que também esta terça-feira, dia 20, duas turmas da Escola António Torrado entraram em confinamento devido a um familiar de dois alunos (um do pré-escolar e outro do 3.º ano) ter testado positivo.

De notar que desde quarta-feira da semana passada estas foram as 13.ª e 14.ª turmas de escolas de Abrantes a entrar em confinamento por causa de casos positivos.

Mesmo assim, os casos de alunos infetados eram, até ontem, seis. Quatro na Escola Maria Lucília Moita, um na Escola Manuel Fernandes e outro na Escola de Chainça. Os restantes casos são familiares ou, numa das situações, uma auxiliar de uma destas escolas.