Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Covid-19; Médio Tejo com 13 infetados e CHMT reduz área Covid (C/ÁUDIO)

6/03/2021 às 19:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo deu conta de 13 novos infetos nas últimas 24 horas fazendo com que o total de casos acumulados na região tenha subido para os 12 650 desde que começou a pandemia.

Os casos reportados no relatório epidemiológico deste sábado estão localizados em Abrantes (1), Alcanena (2), Entroncamento (6), Ourém (2), Tomar (1) e Torres Novas (1). Ainda de acordo com o relatório deste sábado o número de recuperados e de óbitos mantem-se inalterado com 11 777 pessoas que recuperam da infeção e 364 que perderam a vida com o vírus.

No que diz respeito a vigilâncias ativas a região dos 11 concelhos que integram a unidade de saúde pública tem ativas 109. Em termos globais a autoridade de saúde já colocou 6 729 pessoas em isolamento, mas já levantou o confinamento a 6 622. As 109 pessoas que estão em dever de isolamento profilático estão localizadas em Abrantes (10), Alcanena (12), Constância (6), Entroncamento (13), Ferreira do Zêzere (6), Mação (0), Ourém (9), Sardoal (10), Tomar (13), Torres Novas (26) e Ferreira do Zêzere (6).

Com os números registados este sábado, dia 6 de março, a região conta com 509 casos ativos em Abrantes (27), Alcanena (130), Constância (4), Entroncamento (45), Ferreira do Zêzere (56), Mação (3), Ourém (117), Sardoal (12), Tomar (50), Torres Novas (55) e Vila Nova da Barquinha (10).

CHMT reduz área Covid

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) começa a caminhar para uma normalização dos seus serviços com a redução de casos Covid que o país está a ter desde o final de fevereiro deste ano.
Depois de ter deslocado os serviços de Medicina, Ortopedia e Cardiologia da unidade de Abrantes para Tomar e Torres Novas, por forma a ganhar espaço para a criação de enfermarias covid, estes começam a regressar à normalidade.

De acordo com a informação avançada pelo presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, o número de camas covid na unidade de Abrantes, a referência para os dentes infetados com SARS-Cov-2 no Médio Tejo, começa a diminuir. E esta diminuição permitiu já fazer regressar a Ortopedia e uma enfermaria de Medicina para unidade de Abrantes.

Recorde-se que desde novembro que o CHMT foi subindo níveis do seu plano de intervenção no combate à pandemia. No pico da doença o CHMT, em Abrantes, manteve uma disponibilidade de sete enfermarias, o que quer dizer que tinha uma disponibilização de quase duzentas camas de enfermaria e 24 de cuidados intensivos.

Carlos Andrade Costa frisou que os números, felizmente, começam a baixar por isso os níveis de ativação de serviços acompanham este decréscimo. De acordo com o administrador aquilo que vai acontecer ainda este ano, porque a pandemia e a Covid-19 não acabam daqui a um mês, é que a unidade de Abrantes ficará com duas enfermarias alocadas a doentes infetados pelo coronavírus e dez camas de cuidados intensivos. Depois explicou que uma terceira enfermaria vai ficar de reserva para algum surto que possa surgir ou para alguma instituição que necessite deste tipo de apoio.

Carlos Andrade Costa, presidente CA CHMT

Carlos Andrade Costa frisou que às 24 horas do dia 4 de março o CHMT (Unidade de Abrantes) tinha internados 23 doentes com Covid-19: 21 em enfermaria e dois em cuidados intensivos.