Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Covid-19

Covid-19: Centro 2020 disponibiliza 11 ME para produção e inovação

20/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro 2020, em cooperação com os restantes programas operacionais, lançou hoje dois concursos que disponibilizam 11 milhões de euros para apoiar empresas e instituições científicas e tecnológicas.

“Estes concursos, que mobilizam 11 milhões de euros do programa Centro 2020, através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pretendem financiar projetos que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde”, afirma a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em comunicado.

Estas medidas, segundo a nota, visam também “a concretização de projetos que permitam fazer face ao aumento exponencial da necessidade de determinados produtos e serviços”, no âmbito do combate à pandemia da covid-19.

“O concurso para o sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto da covid-19, com uma dotação de sete milhões de euros, tem por objetivo apoiar empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços destinados a combater a pandemia”, adianta a CCDRC.

Para efeitos de apresentação de candidaturas, são considerados produtos essenciais os “medicamentos e tratamentos relevantes, incluindo vacinas, seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos ativos e matérias-primas”, além de “dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar”.

Este grupo inclui “ventiladores, vestuário e equipamento de proteção, bem como instrumentos de diagnóstico e as matérias-primas necessárias, desinfetantes e seus produtos intermédios, e substâncias químicas básicas necessárias para a sua produção e ferramentas de recolha e processamento de dados”.

“O concurso para atividades de investigação e desenvolvimento, com uma dotação de quatro milhões de euros, tem como objetivo mobilizar recursos científicos e técnicos para a criação de novos produtos, processos ou sistemas ou melhorias significativas nos que já existem”, refere a CCDRC.

Estão ainda abrangidas “a construção ou modernização das infraestruturas de ensaio e otimização necessária ao desenvolvimento de produtos relevantes”.

“Podem candidatar-se todas as empresas nacionais e entidades do sistema nacional de investigação e inovação (I&I), inclusivamente em parcerias. Os apoios destinam-se a equipamentos, consumíveis, recursos humanos e outras despesas destinadas à realização dos projetos e à certificação e divulgação dos seus resultados”, conclui.

Até hoje, Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 21 mortos (+2,9%) e mais 657 casos de infeção (+3,3%).

Das pessoas infetadas, 1.208 estão hospitalizadas, das quais 215 em unidades de cuidados intensivos, e mantém-se as 610 dadas como curadas.

Lusa