Pesquisar notícia
quinta,
05 ago 2021
PUB
Covid-19

Constância: Município e Autoridade de Saúde vão testar toda a população (C/ ÁUDIO)

20/07/2021 às 12:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Constância e a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo estão a preparar a logística para testar toda a população do concelho.

De acordo com uma informação divulgada pelo Município de Constância, face ao crescimento da taxa de incidência do COVID-19, com o foco na freguesia de Santa Margarida da Coutada, o Município indica que “é nesta freguesia que estão concentrados a larga maioria dos casos.”

Assim, tendo em conta esta situação, o comunicado assinado pelo presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, revela que, em articulação com a Autoridade de Saúde, “irá proceder-se à testagem de toda a população. Numa fase inicial à freguesia de Santa Margarida da Coutada”, sendo o processo alargado posteriormente a Montalvo e a Constância.

Na manhã desta terça-feira, Sérgio Oliveira confirmou à Antena Livre que "os testes terão início amanhã na freguesia de Santa Margarida e decorrerão nos dias de quinta e sexta-feira". Segundo ao autarca, "é uma logística pesada e temos estado em articulação, quer com a Autoridade de Saúde, quer com Associações e coletividades do concelho, bem como Bombeiros e GNR para montarmos toda a operação e dar-lhe início amanhã".

Quanto à origem dos casos de infeção, Sérgio Oliveira afirmou que "há dois focos principais. Um foi um casamento que se realizou sensivelmente há uma semana, fora do concelho de Cosntãncia, mas que contou com a presença de muitas pessoas de Santa Margarida e outra situação tem a ver com alguns convívios realizados em casas particulares e que levaram a esta situação".

Contudo, o presidente da Câmara disse que "nesta fase, não há que atirar pedras a ninguém" pois ninguém está livre de ser contagiado, pede, no entanto que, "quando isto acontece, que as pessoas tenham o cuidado de se manterem em isolamento e cumprirem com as regras que são estabelecidas".

Neste momento, revela o Município, “estamos a tratar dos aspetos relacionados com o apoio logístico em articulação com os nossos Bombeiros, com a GNR e com as Juntas de Freguesia para colocarmos a operação no terreno. A forma, o local e os dias da testagem serão divulgados oportunamente às populações”.

No final, o Município deixa o apelo para que os cidadãos cumpram as regras de distanciamento social, do uso de máscara e da higienização das mãos.

Refira-se que ontem, segunda-feira (19 julho) o concelho de Constância registou mais 6 casos de pessoas infetadas com Covid-19, tendo atualmente 38 casos ativos. Ainda de acordo com a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, o concelho tem 35 pessoas em confinamento por terem sido contactos de risco.

Constância é, neste momento, um dos concelhos que se encontra no nível de risco elevado de contágio (taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade) e por isso está com medidas mais restritivas em relação à generalidade do território nacional:

- Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.

- Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 6 pessoas por mesa no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada;

- Exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;

- Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;

- Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);

- Espetáculos culturais até às 22h30;

- Casamentos e batizados com 50 % da lotação;

- Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00;

- Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;

- Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;

- Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);

- Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.