Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
covid: Constância

Constância: Casos de Covid-19 encerram Centros Escolares em todo o concelho

21/06/2021 às 15:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os três Centros Escolares do concelho de Constância – Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada – estão encerrados. Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, confirmou esta informação à Antena Livre e disse que se deve ao facto de haver “nove casos positivos de Covid-19 na comunidade escolar”.

Com estes números, “a Autoridade de Saúde entendeu encerrar os equipamentos até ao próximo dia 3 de julho e, entretanto, a comunidade escolar será toda testada de forma a fazer uma avaliação real da situação que temos atualmente no concelho e, em especial, na comunidade escolar”.

Os cerca de 800 testes vão ser feitos entre amanhã e quarta-feira.

No concelho de Constância “tem havido um caso ou outro fora da comunidade escolar, e são casos pontuais anteriores a esta situação, mas são estes que nos preocupam mais”.

A decisão de encerramento dos Centros Escolares foi tomada este domingo “já ao final do dia” pela delegada de Saúde que enviou a fundamentação e “a dar ordem de encerramento”. O Agrupamento de Escolas “informou os pais, os encarregados de educação e os alunos e colocou em marcha o plano próprio que o Agrupamento tem para a reativação das aulas online”.

Com estes casos ativos, o concelho de Constância aproxima-se da linha vermelha de incidência decretada pela DGS e o autarca questionou a delegada de Saúde acerca da necessidade do encerramento dos equipamentos municipais. “A indicação que temos da Autoridade de Saúde é que, para já, é prematuro estar a encerrar esses equipamentos e vamos aguardar pelo resultado da testagem à comunidade escolar e pela evolução que esta situação vai ter”, explicou Sérgio Oliveira.

Após serem conhecidos os resultados dos testes, segundo o presidente da Câmara, “faremos então uma avaliação se será necessário ou não proceder ao encerramento de mais algum equipamento”.