CHMT: Visitas a doentes só aos domingos

2020-10-27

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, decidiu restringir o número de dias por semana em que é possível fazer visita a doentes internados. Assim, passa a ser permitida apenas uma visita semanal por doente, visita essa que será restrita ao dia de domingo. Esta alteração surge “devido ao aumento exponencial do número de casos de infeção por SARS-CoV-2 que se tem verificado nos últimos dias, associado ao número de óbitos, e considerando, ainda, que no distrito de Santarém nunca se verificou um número tão elevado de novos casos, verificando-se também surtos em hospitais localizados em áreas geográficas contíguas ao CHMT”.
As visitas ficam assim restritas a uma visita semanal por doente, ao domingo, com a duração máxima de 30 minutos. Esta medida entra em vigor a partir do dia 28 de outubro de 2020.
Para além da alteração dos dias de visita, mantêm-se ativas todas as regras estipuladas aquando do retorno das visitas aos doentes do CHMT. As visitas estão sujeitas a horário fixo, pré-definido consoante o quarto de internamento e o número da respetiva cama, nos seguintes horários:14h30, 15h30, 16h30 e 17h30.
Só são permitidas visitas de maiores de 18 anos e os visitantes têm que cumprir com todas as normas de segurança e higienização em vigor, nomeadamente cumprindo a higienização das mãos e a utilização de máscara cirúrgica.
Os visitantes devem, a todo o tempo, garantir o distanciamento necessário com os doentes a visitar, de acordo com as instruções transmitidas pela equipa de saúde.
Relativamente aos utentes que se encontram internados em quartos individuais, a visita poderá ser realizada entre as 14h30 e as 18h00, mantendo-se a duração máxima de 30 minutos por visita.
Após o término de cada visita, o quarto será devidamente higienizado e arejado.
O Conselho de Administração “reserva o direito para, em caso de incumprimento das normas supra estabelecidas, suspender imediatamente o programa de retoma de visitas aos doentes internados”.