Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Pandemia

Centro de vacinação de Abrantes já administrou 1314 doses de vacinas (C/ÁUDIO)

9/03/2021 às 18:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O centro de vacinação de Abrantes, situado no quartel dos Bombeiros de Abrantes já administrou 1 314 primeiras doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a informação do presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, até ao dia de hoje, 9 de março, este centro da responsabilidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo inoculou pessoas com mais de 50 anos e com doença crónica com a vacina da Astrazeneca e idosos com mais de 80 anos com a da Pfizer.

O autarca explicou que até esta altura que ainda não sabe quantas vacinas vão caber ao concelho de Abrantes esta semana, mas indica que tem informação que uma nova vaga de vacinação pode vir a ser colocada no terreno de quinta-feira a sábado, tal como na semana passada.

Recorde-se que este processo de vacinação é mais demorado uma vez que depois de administrada a dose de vacina os cidadãos têm de ficar durante cerca de 30 minutos nos espaços de recobro e só depois podem sair do espaço do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos indicou ainda que, tal como noutros concelhos, os serviços da autarquia estão a articular com juntas de freguesia, Bombeiros Voluntários e com a Cruz Vermelha, núcleo de Abrantes/Tomar, o transporte de cidadãos que tenham essa necessidade.

Até ao momento foram efetuados 46 transportes de pessoas que têm dificuldade de mobilidade, por forma a não deixar ninguém de fora neste processo que se iniciou em janeiro deste ano.

De referir que o Município criou um número de telefone (241 330 112) para que todas as pessoas que sejam chamadas pelos centros de saúde possam receber a vacina.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Recorde-se que o quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes foi escolhido pelas autoridades de saúde, nomeadamente pelo ACES Médio Tejo, para ser um dos quatro centros de vacinação em massa deste território. Os outros estão localizados em Ourém, Tomar e Torres Novas.