Pesquisar notícia
quarta,
16 jun 2021
Covid-19

AFS e autarquias apoiam com testes Covid-19 para formação

15/04/2021 às 16:01
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Associação de Futebol de Santarém já estabeleceu parcerias com as Câmaras Municipais de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Benavente, Coruche, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém e Tomar para que todos os atletas da formação inscritos nos clubes desses concelhos possam fazer testes Covid-19 antes do regresso à atividade.

A Direção-Geral da Saúde determinou a obrigatoriedade da realização de um teste à covid-19 antes do regresso às atividades desportivas dos escalões de formação. Para satisfazer esta obrigatoriedade, “autarquias e Associação juntaram esforços para, sem custos para os clubes, garantir a segurança e os requisitos para a retoma depois de um ano de paragem devido à pandemia”.

Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém, agradece a colaboração dos autarcas e afirma que “as Câmaras e os órgãos de saúde locais têm sido os primeiros agentes para ajudar a controlar a pandemia e isso é da mais elementar justiça reconhecer".

Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, admite que é uma medida muito importante porque esta é a forma de garantir que os jovens regressem com mais segurança à prática desportiva, em particular no futebol. “É com parcerias e cumprir esta função que conseguimos mais segurança para os nossos atletas”, afirma.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim sublinha que "estamos sempre disponíveis para ações que possam ajudar a proteger as pessoas, neste caso os mais jovens. Estamos ainda disponíveis para colaborar com todas as outras modalidades. A prevenção é aquilo que podemos fazer de melhor nas atuais circunstâncias".

"Nós consideramos que é muito importante o regresso do desporto em geral porque os jovens estão a sentir muito esta paragem. Por outro lado, os clubes também estão a passar por muitas dificuldades e nós queremos, uma vez mais, ter a melhor colaboração com os clubes", diz de forma convicta Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém.

Também Francisco Oliveira, autarca de Coruche, considera que "é fundamental nesta retoma dar aos atletas, pais, clubes este sinal e é também fundamental para proteger a comunidade. No âmbito das nossas responsabilidades temos que nos juntar à Associação para estender a proteção de todos".

Ricardo Gonçalves, autarca de Santarém, diz que esta parceria “é muito importante, porque vai permitir o que todos ansiávamos: o regresso do desporto. A Câmara Municipal de Santarém vai também alargar a todas as modalidades", anuncia Ricardo Gonçalves. O autarca escalabitano espera que não se tenham perdido muitos atletas e que não existam retrocessos no desconfinamento.

Para Luís Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esta retoma deve ser feita com a máxima segurança e esta ação vai contribuir decisivamente para isso. “A Câmara e a Associação estão ambas do lado da solução e com testes céleres conseguimos garantir um regresso em segurança”.

Fernanda Asseiceira, autarca de Alcanena, aproveita para felicitar a Associação de Futebol de Santarém por esta iniciativa. “Considero que é uma salvaguarda para as crianças e jovens”, atesta. A Associação de Futebol de Santarém aguarda, entretanto, desenvolvimentos dos contatos dos restantes municípios nos próximos dias.